Powered By Blogger

Vacinas previnem problemas na gestação

Não há dúvidas que uma das melhores e mais eficientes maneiras de prevenir doenças é pela imunização. Ela é tão importante que, frequentemente, motiva a promoção de campanhas de vacinação pelos governos, destinandas tanto a crianças quanto a adultos.



Entre as mulheres que pretendem ter filhos ou que serão submetidas a tratamentos de combate à infertilidade, destaca o ginecologista e obstetra especialista em medicina reprodutiva, Arnaldo Schizzi Cambiaghi, é fundamental a consciência da necessidade de estarem imunizadas contra doenças que poderão afetar o futuro de seus bebês e de suas gestações.


As vacinas, explica, estimulam a produção de anticorpos no organismo, que farão a defesa natural contra as infecções para as quais foram programadas. Assim, têm o poder de proteger a mulher de diversas doenças e prevenir malformações fetais e até abortos espontâneos.


O ideal é que a imunização ocorra sempre antes da gestação, uma vez que muitas vacinas não podem ser aplicadas durante a gravidez. “Neste período, a vacinação só deve ser indicada em situações de perigo em que os benefícios são superiores aos riscos. Exemplos são viagens para locais de alto risco de contaminação, profissões de risco e doenças crônicas. Nestas situações, o uso de imunoglobulinas é uma boa alternativa”, ressalta Cambiaghi.


A oportunidade de vacinar nunca deve ser desperdiçada. No pós-parto, quando a mulher não estiver imunizada e já deu à luz o primeiro bebê, recomenda-se que, logo em seguida ao nascimento, ainda no período chamado puerpério, a mãe receba as vacinas indicadas, uma vez que estará frequentando centros de vacinação com o seu filho e provavelmente não engravidará nos próximos meses.


A vacinação aconselhada para mulheres que desejam engravidar está resumida na tabela ao lado, publicada nos Estados Unidos pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e ampliada pelo Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (IPGO) em um estudo baseado em pesquisa bibliográfica mundial. Por estas pesquisas, recomenda-se que a imunização seja indicada para mulheres que pretendem engravidar e também para as que vão se submeter a um tratamento contra a infertilidade, antes do início do mesmo. Algumas destas vacinas são disponibilizadas pela rede pública de saúde. Outras são encontradas somente em centros de vacinação particulares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário