Powered By Blogger

PARTO ON LINE!... É moda no Brasil Que vc acha?

Por Thais Hentchel


Fonte: Revista Baby & Cia, ed. 19



O nascimento de um filho é, sem dúvida, um momento indescritível. Já pensou poder dividir tamanha alegria com todos os que você ama? Agora, isso já é possível! Também conhecido como baby brother (em referência ao programa de televisão chamado Big Brother), o parto on-line é uma opção para a mamãe que quer compartilhar os primeiros momentos da vida do seu bebê em tempo real com os parentes e amigos.



Funciona assim: uma câmera é instalada no centro cirúrgico e controlada de outra sala da maternidade. Os pais recebem senhas para entregar a quem vai assistir ao grande momento. Quando tudo estiver pronto, as imagens começam a ser transmitidas pela Internet para todo mundo que tiver as senhas.



A filmagem mostra apenas dos ombros da mãe para cima – nada de cenas impróprias. Quem está acompanhando o parto pela web consegue ver os rostos dos pais e do bebê, o primeiro choro, o encontro da mamãe com a criança, enfim, todo o primeiro contato do neném com o mundo. Na hora de ir ao berçário, a enfermeira ainda mostra o rostinho para a câmera.



O procedimento é seguro e evita qualquer constrangimento. “Eu me senti totalmente confortável. Foi muito gratificante poder dividir o momento mais especial da minha vida com toda a minha família”, conta Roberta Peroni Boschetti, que transmitiu pela Internet o nascimento do seu primeiro filho, Lucas, em janeiro deste ano.



Se você está interessada em experimentar a novidade, mas teme pela saúde do filhote, pode ficar tranquila. O parto online não traz nenhum risco à sua saúde nem à do bebê e ainda pode trazer benefícios, de acordo com Cassiano Franco Bernardes, anestesiologista da Maternidade Santa Paula de Vitória. “Hoje em dia, a família participa ativamente de toda a gestação e do nascimento das crianças. Observamos que tudo isso favorece o relacionamento entre pais e filhos, pois o carinho e o vínculo estão estabelecidos desde o primeiro instante. A mãe se sente amparada e apoiada por todos com essa relação de proximidade, apesar da distância”, afirma o médico.



União da família



Quem já transmitiu o nascimento do filho pela web adorou a experiência. Tatyana Faleiros e Daniel Kuntz Gonçalves moram em Piracicaba, interior de São Paulo. Enzo é o primeiro filho do casal e, quando ele nasceu, na maternidade São Luiz na capital paulista, seus parentes estavam em Ribeirão Preto, Santos, Montevidéu e Barcelona. A solução foi o parto online para unir toda a família na hora do nascimento.



“Foi uma maneira de dividirmos nossas emoções com nossos familiares e amigos. O parto é uma experiência ímpar na qual você deseja estar perto de quem mais gosta. Saber que essas pessoas importantes na sua vida estavam, de alguma maneira, de perto ou longe, torcendo para que tudo desse certo nos passa muita segurança. Dá a sensação de que todos estavam ali, na sala do parto, vibrando com a gente. Foi uma experiência fantástica”, revela Tatyana.



A titia Talyta Faleiros assistiu ao nascimento do sobrinho e afilhado da Europa. “Quando vim à Espanha, pensei que perderia o nascimento do meu único sobrinho. Na hora em que recebi a notícia de que eu poderia acompanhar o nascimento dele pela Internet, foi uma felicidade muito grande. Eu estava longe fisicamente, mas com o coração junto deles naquele momento”, comenta Talyta. Ela diz que o sentimento foi tão forte que foi difícil não se emocionar: “As lágrimas vieram, minhas mãos suavam e o coração acelerou”.



Tão perto, mas tão longe...



Mesmo quem está bem pertinho pode utilizar a tecnologia para compartilhar a emoção. Muita gente acompanha o parto via web na recepção da maternidade e o momento vira uma verdadeira festa. “Em geral, os familiares ou amigos que não podem estar presentes no centro cirúrgico ficam bastante ansiosos por notícias. O intuito é que todos consigam conhecer o bebê em primeira mão”, explica a coordenadora clínica da unidade Itaim da Maternidade São Luiz (SP), Márcia Maria da Costa, que admite também acabar se emocionando com a reação dos espectadores.



“Eu já fiz muitos partos e estou acostumada. Mas, quando vejo as pessoas acompanhando o parto da recepção do hospital através de seus notebooks e comemorando, fico arrepiada. É muito emocionante!”, afirma.



Algumas maternidades dispõem de uma sala em que a família pode se reunir na hora do nascimento. Foi o que fez a família de Jussara Dejan Nascimento Tonon na hora em que sua primeira filha, Clara, nasceu. Na sala para convidados da maternidade Santa Paula estavam as avós, o avô, os tios e os primos da pequena.



“Quando eu estava me recuperando, vários médicos e enfermeiros entraram na sala de cirurgia e me falaram que parecia que uma celebridade havia nascido, pois tinha muita gente tirando fotos. A emoção tomou conta do berçário”, orgulha-se a mamãe, que não ficou nem um pouco tímida. “A emoção é tão grande que, na verdade, nem me lembrei da câmera”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário