Postado
Por Miriam Temperani
Antes de se deixar levar pelo medo, lembre-se de que banho é saúde e promove higienização e relaxamento para seu bebê. Mas não se sinta só, pois a insegurança de dar banho é comum, principalmente nas mães de primeira viagem. Relaxe, respire fundo e pense que o banho é mais uma maneira de integração entre você e seu filho e que, com o passar do tempo, vocês irão descobrir, juntos, o que ele mais gosta nessa hora, e o banho se tornará uma festa.
O choro no banho
É comum os pequenos abrirem o berreiro nos primeiros banhos, que deixam os pais nervosos e apreensivos. O choro nada mais é do que um desconforto momentâneo sentido pelo bebê, como na hora de despi-lo para o banho. Então, não se apavore! Assim que ele se sentir seguro e confortável, irá parar de chorar. Aproveite para conversar com seu bebê e acalmá-lo com acalanto e carinhos. Após um bom banho, os bebês ficam mais relaxados e aceitam melhor as mamadas, como afirma Clery Gallacci, médica neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana. "Após o banho, os bebês costumam mamar melhor e dormir por um período mais prolongado", afirma a médica.
Rotina diária
Nada de achar que seu bebê pode ficar sem banho por um dia por causa do frio. Não pode não! Segundo Gallacci, a higienização é de extrema importância para o bebê e deve ser diário, em ambiente sossegado e com hora marcada para estabelecer uma rotina.
O bebê sentirá falta do banho e isso pode até alterar o humor dele, deixando-o mais inquieto. Uma dica da especialista é a de que o banho seja dado sempre no final da tarde, pois assim eles estarão mais tranquilos à noite e só irão acordar para repor suas necessidades nutricionais.
PASSOS PARA UM BOM BANHO
1. Higiene pessoal da mamãe
Quem vai dar o banho deve estar atenta a sua higiene pessoal. Higienize as mãos com álcool em gel, retire anéis, pulseiras e relógios e deixe as unhas bem curtas. Caso contrário, você poderá arranhar ou machucar a pele sensível do bebê.
2. Deixe tudo à mão
Separe tudo o que você vai precisar para o banho e deixe ao seu alcance. Toalha, fraldas (sim, no plural - caso o fecho de uma rasgue na hora do nervoso, outras estarão por perto e você não se afastará do bebê), gaze para limpeza do umbigo, algodão, cotonetes e roupas.
3. Evite locais com corrente de ar
O banho e a troca devem ser feitos em um mesmo local, para evitar diferentes correntes de ar, pois os pequenos não podem ficar muito tempo expostos à friagem. Mantenha portas e janelas fechadas e evite a abertura delas durante os procedimentos.
4. A temperatura da água
Deve variar entre 36 e 37°C. Existem termômetros especiais para medir a temperatura na água, mas, caso você não tenha, utilize a parte inferior do antebraço para sentir. Não encha demais a banheira. O ideal é que haja água suficiente para o bebê flutuar.
5. Produtos para higiene
Os produtos de higiene utilizados no banho devem ser à base de glicerina sem perfume. O uso de perfumaria é indicado só após os seis meses de vida.
6. Começo
Segure o bebê firme (mas sem apertar) a 45° com uma mão, deixando a outra livre. O banho deve ser iniciado pela cabeça e pelo rosto, nunca pelo corpinho. Muitas vezes, os recém-nascidos necessitam de que, nos primeiros banhos, mantenha-se os membros superiores abraçados, o que gera mais segurança ao pequeno.
7. Meio
A mãe pode optar por utilizar gaze ou algodão para limpar os olhos e as dobrinhas do bebê até ela ter segurança para utilizar somente as mãos. Caso haja crostas na cabecinha da criança, use um óleo próprio para bebê, porque ajuda na remoção delas.
8. Fim
Caso ele esteja tranquilo, termine o banho brincando com o bebê, movendo suas mãozinhas na água, sempre conversando com ele e mostrando o quanto é gostoso tomar um bom banho.
9. Sequinho em todas as partes
Utilize uma toalha felpuda e absorvente (como as de microfibra) para secar o bebê. Outra boa opção é utilizar fraldas de pano. Lembre-se de secar bem as dobrinhas. Caso contrário, elas ficarão avermelhadas. Não se esqueça de secar externamente as orelhas e os dedinhos. Pele limpa e bem seca é um fator importante para evitar possíveis lesões.
10. O temido umbigo
Não tema! A atenção maior ao umbigo deve ser para sua secagem. Seco, ele cairá logo, pois o tecido se desidratará rapidamente. Durante os primeiros dias, o coto umbilical deverá ser higienizado somente com álcool 70% em toda a sua extensão, após o banho e com a criança já secada e vestida com a parte superior da roupa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário