O choro frequente do bebê, muitas vezes, pode não estar associado a cólicas ou dor de ouvido, mas a uma unha encravada que inflamou. A solução é recorrer a um especialista em Podologia Infantil.
Pouco conhecida, a técnica é eficaz nos tratamentos, principalmente por conta de cortes irregulares da unha, meias e sapatos apertados, macacões e mijões justos ou constantes atritos do pezinho no bebê-conforto, cadeirinhas e carrinhos.
A herança genética também é uma das causas. “Quando os pais têm unha encravada, provavelmente, seus filhos apresentarão algum tipo de problema nos dedinhos”, afirma a podóloga Yumi Ikeda, da Clínica Yumi Ikeda Podologia.
A especialista desenvolveu uma abordagem diferenciada para o público infantil. A primeira consulta consiste em uma análise detalhada do problema. “Algumas crianças chegam sentindo dor no dedinho por conta da inflamação. Então, iniciamos o tratamento com muito cuidado e orientamos a mamãe sobre a forma e a periodicidade indicadas para o corte da unha”, acrescenta.
Para Ikeda, a saúde dos pés dos bebês começa com a prevenção. Além de massagear o cantinho dos dedos, aconselha o corte regularmente das unhas com o auxílio de uma tesourinha ou cortador infantil. “Ainda assim é indicado evitar o uso de meias e sapatos apertados e roupas justas nos pezinhos e lavar bem as mãos com água e sabão antes do procedimento”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário