Powered By Blogger

Perfume na gravidez pode prejudicar a fertilidade do bebê

Estudo sugere que uso desse tipo de cosmético durante a gestação causaria infertilidade na criança


Por:
Carla Conde



É difícil encontrar uma mulher que não goste de perfume. Mas, no caso das grávidas, é preciso tomar cuidado com os cosméticos do dia-a-dia. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Edimburgo, na Escócia, o uso de perfumes durante a gestação pode afetar a fertilidade dos meninos. O estudo mostra que, entre a oitava e a décima segunda semana, os problemas reprodutivos podem aparecer. Mas a pesquisa não é conclusiva.


Durante as experiências realizadas com camundongos, os pesquisadores bloquearam a ação dos androgênios - substâncias que incluem os hormônios masculinos e promovem a masculinização - com hormônios usados na produção de cosméticos, tecidos para decoração e plásticos. O resultado constatou problemas de fertilidade nos animais.


Os cientistas acreditam que a exposição de algumas substâncias químicas encontradas em cosméticos pode afetar a produção de espermatozóides no futuro. Eles sugerem que as gestantes evitem perfumes no primeiro trimestre de gestação.


Segundo Eduardo Zlotnik, ginecologista do Hospital Albert Einstein, é exagero falar para as grávidas evitarem os perfumes na gravidez. "Para ter um resultado mais preciso sobre o problema, é necessário saber a quantidade e o tempo de exposição da substância na mulher. Eles podem estar certos, mas ainda é necessário mais pesquisas", diz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário