Powered By Blogger

Qualidade do sono muda durante a gravidez

A dificuldade para dormir aparece mais no terceiro trimestre

Você está grávida e não consegue dormir bem como antes? Não se preocupe. Segundo um estudo realizado na Universidade de Paris, na França, a queda na qualidade do sono de muitas mulheres grávidas ocorre devido às mudanças hormonais e ao aumento da barriga, principalmente no fim da gestação.

No primeiro trimestre da gravidez, a alteração hormonal aumenta cerca de 50% do volume do sangue no corpo da mulher. Isso gera um esforço maior para bombear o coração, levando embora as tranqüilas e boas horas de sono. A situação, porém, não é regra. Há mulheres que sentem mais sono no primeiro trimestre, porque há um aumento do progesterona, hormônio responsável pela sonolência.

Já, no segundo trimestre, o sono tende a se regularizar porque os hormônios se estabilizam, e nos últimos três meses o que atrapalha o descanso é a falta de posição para dormir.

Para a pesquisa, os estudiosos reuniram gestantes entre 15 e 39 anos, durante quatro semanas, para responder a um questionário diariamente sobre a quantidade e a qualidade do sono durante cada noite. Os resultados apontaram que o primeiro trimestre, mesmo com a redução do tempo de sono, ainda é o mais tranqüilo. As grávidas com três meses dormiam em torno de 13 minutos mais rápido do que as mulheres que estavam no terceiro trimestre. Normalmente, a qualidade do sono pode cair de 8 horas para 4 horas até o fim da gravidez.

”No começo da gravidez, a mulher não consegue dormir porque sente muito enjôo e ansiedade. E aquelas que já estão no terceiro trimestre não arrumam a posição certa para descansar durante a noite toda. Isso contribui para a baixa qualidade do sono", diz Eduardo Zlotnik, ginecologista do Hospital Albert Einstein (SP). O especialista ressalta também que um dos fatores para a perda da qualidade de sono da gestante é a preocupação de ter uma criança na barriga.


DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SEU SONO

- Diminua o ritmo de suas atividades no começo da noite, assim estará mais tranqüila ao deitar;

- Massagens, exceto na barriga, alongamentos e hidroginástica ajudam a relaxar;

- Café, mesmo moderado, e chocolate não devem ser ingeridos à noite. Eles podem deixar você mais agitada ;

- Não coma alimentos gordurosos ou picantes no jantar para evitar acidez estomacal;

- Prefira dormir em um ambiente escuro e sem barulho. Se tiver televisão no quarto, desligue-a antes de deitar.


Fonte site CRESCER

Nenhum comentário:

Postar um comentário