Powered By Blogger

Visão e desenvolvimento do seu bebê

Por Letícia Félix





Desde o nascimento, a visão dos pequenos não para de ser desenvolvida e, em torno de 6 a 8 meses, eles enxergam o mundo quase tão bem como um adulto. Nos primeiros meses, esse sentido está em constante amadurecimento.


Visão e desenvolvimento






A visão não é apenas uma forma de o seu filho conhecer o mundo, mas de estimular o cérebro. Ele usa os olhos para absorver muitas informações diferentes sobre seu pequeno mundo, o que estimula o cérebro e colabora para conquistas físicas e motoras, como sentar, engatinhar, rolar, falar e andar. Confira a seguir dicas para estimular a visão do pequeno até o primeiro aninho.






Recém-nascidos






A visão demora um pouco para amadurecer. Ao nascer a visão, ela ainda é meio embaçada. Mas, mesmo assim, os pequeninos conseguem distinguir luz, formas e movimento. O recém-nascido vê as coisas e pessoas com mais nitidez a uma certa distância - entre 20 e 30 cm. Dessa forma, ele pode ver quem está carregando-o no colo.


Estímulos: o rosto da mãe, nessa fase, é uma das coisas mais interessantes para o bebê, por isso, capriche nos momentos de olho no olho! O contraste de cores também pode ser hipnótico. Que tal algo xadrez para o seu filhote brincar? Pode ser um bichinho ou paninho.






1º mês






Aqueles olhares atrapalhados e "vesguinhos" podem estar chegando ao fim. Passado o primeiro mês, ele aprende a focalizar os dois olhos ao mesmo tempo e é capaz de acompanhar um objeto em movimento com o olhar.






Estímulos: experimente passar um chocalho (ou o seu próprio rosto) diante do rosto dele. Olhe-o nos olhos e mexa seu rosto/chocalho de um lado para o outro. Os olhinhos dele vão se fixar nos seus/nesse brinquedinho.






Do 2º ao 4ºmês






Quando nascem, apesar de serem atraídos pelas cores, os bebês têm dificuldade de distinguir tons similares, como o vermelho e o laranja. Mas, perto do terceiro mês de vida, os pequeninos vão percebendo as cores com mais clareza. Por isso, eles começam a mostrar preferência por cores fortes e desenhos mais cheios de detalhes.






Estímulos: mostre muitas ilustrações, fotos e brinquedos de cores vivas. Durante os próximos meses, a técnica de seguir objetos com o olhar vai ficando cada vez melhor. Que tal comprar um livreto de formas e cores para mostrar ao seu filhote?






5º mês






É nessa fase que a percepção de profundidade fica mais aguçada, ajudando a criança a ver se alguma coisa está perto ou longe - que também a faz controlar melhor os braços e, assim, o desenvolvimento visual poderá acontecer na hora certa. Com cinco meses de vida, seu pequenino já consegue pegar coisas que lhe parecem intrigantes, como seu cabelo, seus brincos ou óculos, com muito mais precisão, e já acompanha movimentos verticais sem dificuldades!






Estímulos: móbiles e brinquedos colocados a uma distância mínima podem ajudar no desenvolvimento da visão e, consequentemente, da coordenação motora. Lembre-se de que, após olhar, o próximo passo é pegar.






6º e 7º mês






Agora, seu bebê já consegue ver com nitidez as cores e os tamanhos diferentes de objetos, além de acompanhar bem as coisas em movimento. As cores também são claras, e seu filhote pode reconhecer, inclusive, os tons sutis como os pastéis.






Estímulo: brincar de esconde-esconde pode ser divertido. Movimente um brinquedinho ou você mesma até sair do campo de visão do pequeno. Depois, faça o objeto reaparecer ou volte a um lugar visível para ele. A surpresa pode render boas gargalhadas.






Do 8º mês ao 11º mês






A visão do seu bebê já está madura. Nesse momento, é quase igual à de um adulto, com percepções de profundidade e contraste formadas. Apesar de ainda enxergar melhor de perto, ele já reconhece pessoas que estejam do outro lado de uma sala. A cor dos olhos também já está formada.






Estímulo: os livretos, os desenhos animados educativos e as mesinhas de atividades são boas pedidas para essa fase.






Um aninho






Nesse momento, o seu pequeno já está a caminho do desenvolvimento pleno. A coordenação olho-mão está em constante aperfeiçoamento. Incentive e brinque muito com seu filho.






Estímulo: é feito através de jogos que envolvem os atos de apontar, agarrar, arremessar, colocar e pegar. Use a criatividade e a paciência e divirtam-se!






Fique de olho!






Seu bebê enxerga desde que nasce, a menos que tenha algum problema de visão. Na maternidade e nas primeiras consultas ao pediatra, os olhinhos do seu pequeno devem ser examinados. Assim, você poderá descartar doenças que acometem os recém-nascidos, como a catarata congênita e o retinoblastoma.






Dica: quanto mais cedo um problema na visão for detectado, mais fácil será de diagnosticá-lo.






Bebês prematuros






Os que nascem antes da data prevista do parto têm maior probabilidade de ter problemas de visão. O histórico familiar também conta. Distúrbios visuais, como astigmatismo, miopia e estrabismo, são mais comuns nos prematuros. Por isso, os pais e médicos devem dedicar atenção especial a eles.






O oftalmo






O sentido visual é complexo e precisa ser cuidado e estimulado constantemente. Mas o desenvolvimento completo e seus diferentes comandos ao cérebro acontecem na fase dos cinco anos de idade. Leve seu filho (pouco tempo depois de nascer) ao oftalmologista. Se nada for detectado ou observado a longo prazo, o retorno pode ser por volta dos 3 aninhos dele.






Dica: lembre-se de que a escolha do profissional deve ser feita em parceria com seu pediatra de confiança.






A primeira consulta






Visitar o oftalmologista pela primeira vez pode ser feita por volta do 5º mês de idade da criança. O especialista verificará se tudo anda bem com os olhinhos de seu bebê. Pe­quenos aparelhos checarão com precisão a capacidade da visão dele.






Cuidado é a palavra-chave






Ter uma atenção especial com os olhinhos do seu filhote evita dores de cabeça. Fique atenta à distância correta da televisão, dos livros e da iluminação do ambiente em que seu bebê brinca. Um pouquinho de escuro também não faz mal nenhum. Pelo contrário, ajuda a relaxar o corpo e a vista. Ao cuidar bem da visão do seu filho desde pequeno, ele terá menos chances de contrair problemas.






Procure o pediatra nos casos de:






- O bebê tiver dificuldades de movimentar um ou ambos os olhos para diferentes direções.


- O pequeno ficar muito tempo "vesguinho".


- 1 ou os 2 olhos do bebê ficam olhando para fora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário