Powered By Blogger

Andar mais reduz o risco para diabetes


Caminhar alguns poucos passos a mais diariamente ajuda não apenas a afastar o risco para a obesidade, como também reduz o risco para diabetes. Esta é a conclusão a que chegaram pesquisadores do Murdoch Chidren Research Institute, em Melbourne. Este é o primeiro estudo que estimou os efeitos de mudanças a longo prazo relacionadas à atividade física e à sensibilidade à insulina.






A pesquisa envolveu 592 adultos de meia idade que participaram de um estudo para mapear os níveis de diabetes por toda a Austrália, entre os anos 2000 e 2005. Os participantes preencheram um questionário detalhado com perguntas relacionadas à sua dieta e estilo de vida e foram também submetidos a exames de saúde. Depois disso foram então entregues pedômetros aos participantes e instruções de como usá-los. Cinco anos depois, os pacientes foram novamente monitorados. Outros fatores como álcool e fumo também foram levados em consideração.






Os participantes que deram o maior número de passos durante os cinco anos apresentaram um menor índice de massa corporal, menor relação entre cintura e quadril, e melhor sensibilidade à insulina.






Segundo os autores do estudo, essas associações foram independentes do consumo de energia e se devem em grande parte a uma mudança na adiposidade (gordura) durante os cinco anos.






Atualmente recomenda-se às pessoas para que dêem cerca de 3 mil passos por dia durante cinco dias por semana. No entanto, a orientação popular diz que o ideal são 10 mil passos por dia. Os autores estimam que uma pessoa sedentária que anda muito pouco durante o dia, mas que é capaz de mudar seu comportamento num prazo de cinco anos para cumprir a orientação popular de atingir os 10 mil passos diários, pode triplicar sua sensibilidade à insulina em comparação a uma pessoa que aumentou sua quantidade de passos diários para atingir a recomendação de 3 mil passos por dia durante cinco dias por semana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário