A acupuntura - milenar terapia chinesa com agulhas - pode ser segura e eficaz no tratamento da depressão durante a gravidez, segundo estudo apresentado esta semana no encontro anual da Sociedade de Medicina Materno-fetal, em Chicago. De acordo com os autores, a descoberta é muito importante, visto que oferece uma abordagem barata e com poucos e leves efeitos colaterais para o tratamento da depressão na gravidez, considerando que uso de medicamentos antidepressivos na gestação pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Avaliando 150 gestantes com depressão maior, os pesquisadores observaram que aquelas que tiveram oito semanas de tratamento com acupuntura experimentaram, significativamente, maior redução na severidade da depressão e maior taxa de resposta, comparadas àquelas tratadas com uma “falsa acupuntura” e àquelas que passaram por sessões de massagem.
“A depressão durante a gravidez é uma questão de preocupação, porque tem efeitos negativos sobre a mãe e o bebê, assim como para o resto da família”, destacaram os autores do estudo. “Os resultados do nosso estudo mostram que o protocolo de acupuntura testado poderia ser uma opção de tratamento viável para depressão durante a gestação”, completou o pesquisador Schnyer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário