Choro e cara feia por parte dos pequenos, frustração por parte dos pais. Afinal, como vencer a batalha à mesa e fazer as crianças comerem alimentos saudáveis? Na ânsia de vencer a guerra contra a falta de interesse dos filhos por saladas e afins, muitos pais acabam desistindo e optando apenas por alimentos pobres em nutrientes, ricos em calorias e sem teor relevante de fibras e vitaminas.
Segundo resultados do estudo de Antropometria e Estado Nutricional da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, realizado pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso. Outra pesquisa do Ministério da Saúde, esta sobre aleitamento materno, aponta, ainda, que 71,7% das crianças entre 9 e 12 meses já consomem salgadinhos e biscoitos e 11,6%, refrigerantes.
Uma boa opção para fazer os pequenos se interessarem por brócolis ou abobrinha, segundo Monica Beyrutti, nutricionista e integrante da equipe da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), é apostar na apresentação dos pratos. "Todos nós comemos primeiro com os olhos. Com as crianças, não é diferente. Uma boa maneira de fazer com que se interessem pelos alimentos que normalmente desprezam é tornar o prato atrativo e colorido, com formatos diferentes e apresentações divertidas para os legumes", recomenda. "Outro caminho interessante é investir em molhos que trazem mais sabor aos alimentos. Só é preciso atenção, pois alguns são ricos em gordura e devem ser consumidos com moderação", completa.
A nutricionista recomenda acrescentar no prato dos pequenos, por exemplo, a maionese industrializada. "Ao contrário do mito de que é um produto prejudicial à saúde, sua composição é fonte de gorduras poli-insaturadas, ômega 3 e ômega 6, ácidos graxos essenciais, que não são produzidos pelo corpo e precisam ser obtidos por meio da alimentação", orienta.
Confira abaixo algumas receitas deliciosas e atrativas preparadas com legumes e verduras fontes de vitaminas e fibras. Afinal, a alimentação equilibrada deve começar ainda na infância!
Hambúrguer de couve-flor
Ingredientes
- 1 maço de couve-flor cozida (sem os talos)
- 1 batata cozida e amassada
- 1 xícara (chá) de maionese à base de leite
- 1 colher (sopa) de queijo ralado
- 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
- 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
- 1 folha de alface
- 1 tomate médio cortado em tiras
- 6 pães para hambúrguer
Para empanar: 1 xícara (chá) de farinha de rosca
Para untar: óleo
Modo de preparo
1- Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC).
2- Unte uma assadeira retangular média (33 x 23cm). Reserve.
3- Em uma tigela média, junte a couve-flor, a batata, 1 colher (sopa) de maionese, o queijo ralado, a farinha de rosca e o cheiro-verde. Misture.
4- Coloque a farinha de rosca em uma travessa e, sobre ela, coloque uma colher (sopa) da mistura reservada. Pressione com as costas da colher para dar o formato de um hambúrguer e, com cuidado, empane. Coloque um ao lado do outro na assadeira reservada e leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno, vire e deixe por mais 15 minutos ou até dourar. Retire do forno e reserve.
5- Abra os pães sem separar as partes e recheie com uma folha de alface, uma porção do restante da maionese, dois hambúrgueres e fatias de tomate. Finalize com mais uma porção da maionese. Coloque em uma travessa e sirva em seguida.
Variação: se preferir, acrescente uma fatia de queijo minas frescal.
Dica: Aqueça o pão antes de servir.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: 30 minutos
Calorias: 476 Kcal / porção
Nenhum comentário:
Postar um comentário