Para que serve?
O teste do pezinho serve para diagnosticar algumas doenças.
A Triagem Neonatal tem três fases:
A fase 1 realiza exame de Hipotireodismo Congêntino e Fenicetonúria. Todos os estados do Brasil estão nesta fase.
A fase 2 diagnostica as 2 doenças acima e mais Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias. 15 estados estão nesta fase.
A fase 3 diagnostica as doenças da fase 2 mais Fibrose Cística. Minas Gerais e os estados do Sul estão nesta fase.
Para quem é indicado?
Toda criança que nasce tem direito de realizar o teste após 48 horas de vida. É gratuito e obrigatório. O teste previne a deficiência mental e outras sequelas.
Como é feito o procedimento?
É realizada uma punção (picada) no pezinho do bebê na área determinada, que são as laterais da região do calcâneo, com uma lanceta. Após a formação de uma grande gota, é colocado em um cartão que contém um papel filtro. Após 3 horas da coleta, o material seco é encaminhado para o laboratório para realização do exame.
Qual a importância do exame?
Identificar o mais precocemente possível a criança com exames alterados e fazer encaminhamento para os serviços que acompanharão as crianças, evitando assim complicações irreversíveis.
Shirley Nunes dos Santos é Enfermeira formada pela Universidade Sagrado Coração- Bauru-SP e mestre em tocoginecologia na área de Ciências Biomédicas pela Unicamp. Atua como enfermeira da triagem neonatal no Serviço de Referência de Triagem Neonatal da Unicamp/CIPOI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário