Powered By Blogger

Desmame: Pode Gerar Desnutrição? Por Samantha Sileamn

Na hora do desmame, as mamães podem ficar em dúvida quanto a nutrição do seu filho, e então surge a pergunta: o desmame pode deixar a criança desnutrida?




A resposta é clara, podem ocorrer problemas se o desmame for efetuado de forma imprópria, gerado pela desinformação, pois, nem sempre as mães fazem pré-natal quando engravidam e acabam não aprendendo como se preparar para cuidar do seu bebê.


É muito importante que a mamãe saiba que o seu filho deve ser amamentado até o seis meses de vida com o leite materno exclusivamente. Isto porque, contém nutrientes essenciais como: proteínas, imunoglobulinas, carboidratos, lipídios, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas.






Algumas mães querem desmamar o filho por diversas razões, dentre estas, por não saberem amamentar corretamente, e sentem dores, têm rachaduras nos seios e até mesmo ferimentos, o que as levam a desistir.






Outro motivo pode ser em decorrência de crendices, como: que o “leite materno é fraco” e, por esse motivo, oferecem complementos além do leite materno. Existe ainda o trabalho. Muitas mães não são orientadas a como retirar e guardar o leite materno para ser dado à criança enquanto estão trabalhando.






Um outro fator é o desmame tardio que pode ocasionar a desnutrição, algumas mães chegam a deixar que a criança se alimente somente de leite materno até os dois anos de idade ou mais. Isto ocorre devido o vínculo mãe-filho que impedem o desmame adequado, ou porque a mãe não tem outro alimento a oferecer devido à sua situação socioeconômica e portanto, acabam oferecendo apenas o leite materno por tempo demasiado.






Esses não são os únicos motivos para desnutrição infantil, pois, muitos pais, permitem a ingestão de guloseimas, como: salgadinhos, balas e biscoitos, o que faz com que as crianças comam menos outros tipos de alimento como arroz, feijão, hortaliças, frutas e carnes.






Os pais devem ficar atentos, pois, entre dois a quatro anos, a criança está formando seus hábitos alimentares, e é primordial apresentar uma educação alimentar saudável, para que elas possam chegar à vida adulta com mais saúde. Essa tarefa é difícil, porém não é impossível, desde que os pais mostrem o exemplo também.






Assim, estejam atentos em como fazer o desmame de maneira adequada e saudável para o seu filho.






E

Juntas vão premiar as futuras Mamães!
PARTICIPE !


Nenhum comentário:

Postar um comentário