Powered By Blogger

O fantástico mundo do recém-nascido...Por: Samantha Sileman

Para além de muito amor e carinho, o recém-nascido necessita de um universo de "bens" que lhe proporcionem segurança, higiene e uma alimentação correcta.






Quem entra num lar onde acabou de chegar um bebé recém-nascido é como se entrasse numa nova casa onde ainda não houve tempo para completar os ajustes da mudança. O bebé chegou e com ele as "armas e bagagens" tentam encontrar o seu próprio espaço. O quarto do casal parece agora apertado pois foi necessário criar espaço para colocar o berço e o móvel muda-fraldas. O hall de entrada ou o corredor estão agora atravancados pelo carrinho do bebé. Na cozinha, teve de se criar espaço para o esterilizador e para a bateria de biberões. A casa de banho tem agora mais uma banheirinha para o bebé que é necessário retirar dentro da banheira familiar sempre que os pais querem tomar banho. Até na sala já se encontra a espreguiçadeira que o bebé irá brevemente utilizar. Às vezes, as prendas dos avós ou dos padrinhos também já chegaram... A cadeirinha da papa, o parque, entre muitos outros...


Para além deste mobiliário, é necessário um espaço para guardar o pacote das fraldas e o respectivo balde para as fraldas sujas e todos os produtos de higiene. Assim, de um momento para o outro, tudo ficou de pernas para o ar. Será que o bebé necessita mesmo de tanta bagagem/equipamento?


“Por incrível que pareça, aquele ser minúsculo vai necessitar de um grande enxoval para poder viver neste novo mundo”


Os bens indispensáveis


Por incrível que pareça, aquele ser minúsculo vai necessitar de um grande "enxoval" para poder viver neste novo mundo. Para além das roupinhas, fofas quentinhas e de produtos naturais, que não serão necessariamente muitas – pois o bebé cresce a uma velocidade vertiginosa e rapidamente lhe deixarão de servir – o bebé necessita essencialmente:


Para dormir: basta um pequeno berço. Ele deverá ficar durante os primeiros quatro a seis meses no quarto dos pais. Pode ser de verga ou de madeira. O importante é que seja confortável e que a sua roupinha – lençóis e mantinha – seja de fibras naturais. Não necessita almofada.


Nota: deve estar homologado segundo as normativas em vigor


Mais tarde, vai necessitar do seu quartinho e nessa altura os pais devem ter em atenção que quanto mais simples melhor. Fácil de limpar, com material não tóxico e sem arestas vivas.


Para a sua higiene: Uma banheirinha com um tapete anti-derrapante ou espreguiçadeira própria para o banho.


Um comentário:

  1. Amo passar a tarde vendo meu filho dormi ,é muito lindo .

    Liana -Osasco

    ResponderExcluir