Powered By Blogger

Placenta: Entenda Qual o Seu Papel na Gestação. Por Samantha Sileman

No período de gestação, a mulher passa por várias mudanças e precisa se adaptar a isso. Mas, também é necessário que conheça esse processo de mudança, pois o corpo passa por etapas diferenciadas.
No caso da placenta por exemplo, é importante saber como funciona no organismo da gestante. Então o que é a placenta?


A placenta é um órgão que possui inumeros vasos sanguíneos dentro do útero e sua função é a de fazer trocas de substâncias entre o sangue do bebê e o sangue da mãe.




O bebê está ligado à placenta através do cordão umbilical e, quando nasce, este é cortado, e o umbigo fica como uma “cicatriz” após o corte feito pelo médico na hora do nascimento do bebê.




Através do cordão umbilical o bebê expele os resíduos e o gás carbônico produzidos pelo seu organismo. E ao chegar na placenta, tais substâncias passam para o sangue da mãe. Ao mesmo tempo, nutrientes e oxigênio passam do sangue da mãe para o sangue do bebê. Então é uma troca constante uma ligação muito importante que garante a saúde e alimentação da criancinha dentro da barriga.


A placenta atua como proteção para o bebê, no entanto, algumas drogas e alguns virus, como o da Aids, podem atravessar a mesma e atingir o feto. Assim, é importante que as futuras mamães só utilizem remédios sob orientação médica e não ingiram álcool e nem fumem neste período, para evitar problemas ao bebê tanto na barriga, quanto após o nascimento.






Portanto, as futuras mães devem se conhecer bem e cuidar da sua saúde e da saúde de seu filhinho! .




Nenhum comentário:

Postar um comentário