As reações alérgicas ocorrem quando o organismo começa a produzir anticorpos às proteínas presentes nos alimentos. Uma reação alérgica grave, com dificuldade respiratória e até mesmo colapso e choque, pode colocar a vida em risco. Felizmente, a maioria das reações alérgicas são brandas. Entre os sintomas estão a urticária, outras erupções cutâneas avermelhadas, diarréia, vômitos, secreção nasal e problemas respiratórios.
O leite é a causa mais comum de reações alérgicas em crianças pequenas. Cerca de três em cada 100 crianças são alérgicas ao leite de vaca, e quase 95% superam a alergia aos quatro anos. Alergias a nozes, marisco, amendoim e clara de ovo vêm em segundo lugar. As reações a esses alimentos têm menos probabilidade de desaparecer quanto mais velha for a criança e podem durar a vida inteira.
Amendoim é outra causa freqüente de reações alérgicas. Na verdade, o amendoim não faz parte da categoria das nozes ? é um legume como a ervilha. Por isso, crianças alérgicas a amendoim não são necessariamente alérgicas a amêndoas ou a outros tipos de nozes. Lembre-se de que não se deve dar nozes a crianças com menos de quatro anos, porque elas ainda não conseguem mastigá-las adequadamente. Podem, também, inalar pedaços que se alojam no pulmão, com risco de sufocamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário