Dicas práticas para fotografar crianças.

Como fazer a criança prestar atenção e não se distrair




Praticamente impossível prender a atenção de uma criança por mais de 10 minutos. A dica é: procure estar em sintonia com o que a distrai e pergunte o que ela está fazendo e se você pode participar - e aos poucos, se quiser, peça para ela olhar para câmera.






Como tirar fotos espontâneas de crianças


Acho que o principal é deixá-las o mais à vontade possível. Evite insistir em determinada situação, por exemplo, mandar a criança segurar algum objeto e não se mexer. Esteja atento para captar o melhor momento. Geralmente, crianças se movimentam muito e o ideal é utilizar uma velocidade mais alta de disparo da câmera ou modo automático em câmeras cybershots.






Como pedir para a criança fazer uma pose


Não existe fórmula para ensinar a criança a fazer pose. Sou contra a ideia de retratar crianças como adultos. As poses variam de acordo com a personalidade de cada criança. O que os pais podem fazer é sugerir algo como: “Ficaria tão legal se você fizesse isso”. E também é necessário demonstrar como gostaria da imagens.






Como deixar a criança à vontade


Fazendo ela participar da maneira que quiser sem impor nada, tornando tudo uma grande brincadeira. Por exemplo, se ela quiser fingir que está voando, vestir uma fantasia, ficar descalça, não interfira e deixe a criança relaxar.






Como fotografar um recém-nascido sem perturbá-lo


Dê preferência a fotos sem o uso do flash e procure situações com boa quantidade de luz. Imagine como é desagradável alguém emitir disparos de luz enquanto você dorme ou enquanto está comendo.






Melhor ângulo para fotografar criança


O melhor ângulo para fotografar crianças é na altura delas. Não tenha medo de deitar no chão e participar das brincadeiras. Sem dúvida, as imagens serão bem mais interessantes. Outro recurso que gosto bastante é retratá-las de cima. Você pode subir em uma cadeira ou escada e pedir para criança olhar para você.






O que não fazer quando fotografar crianças


Insistir. Nunca insistir em uma ideia, em uma determinada roupa ou em uma posição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário