Powered By Blogger

Exame Amniocentese. Apenas as grávidas com mais de 35 anos é que deverão fazer este exame ou caso seja uma gravidez problemática e o médico assim o aconselhe. Por: Samantha Sileman

É um exame médico que consiste na colheita de liquido amniótico ( o âmnios é a membrana que envolve o feto)e que permite analisar geneticamente as células do bebé. É realizado através da introdução de uma agulha apropriada na região abdominal da grávida, que permitirá a colheita do liquido amniótico. O exame dura apenas alguns minutos e é acompanhado por uma ecografia, que serve para orientar o trajecto da agulha por forma a evitar que o feto seja atingido.




Este tipo de exame identifica todas as doenças no “mapa dos cromossomas”, sendo as mais frequentes a trissomia 21, mais conhecida pelo síndrome de Down ou mongolismo. Apenas as grávidas com mais de 35 anos é que deverão fazer este exame ou caso seja uma gravidez problemática e o médico assim o aconselhe. Este exame deve ser realizado entre a 14ª e a 18ª semana de gestação, e deverá submeter-se a uma consulta de genética, onde será interrogada sobre o historial clínico da sua família e da do pai da criança.






Não existe qualquer tipo de dor associado, apesar do tamanho da agulha ser grande. Algumas mulheres sentem desconforto durante a retirada do liquido amniótico. Após a colheita do liquido amniótico, deixam-se crescer as células recolhidas em laboratório durante duas a três semanas. No final deste prazo é possível estabelecer o cariótipo da criança e estudar o mapa dos cromossomas, verificando se existe alguma alteração na estrutura.






Deverá ter como precaução após o exame, repouso absoluto evitar esforços, durante pelo menos 24 horas. Terá que esperar pelos resultados pelo menos duas a três semanas, o tempo necessário para obter a leitura das células, o que é normal que provoque alguma ansiedade á futura mãe.






Se houver infecções, os tratamentos nunca são intra-uterino. Se se tratar por exemplo de toxoplasmose, pode ser medicada antes do parto.






Terá que fazer a Amniocentese caso:






· Tiver mais de 35 anos;






· Existir um familiar próximo afectado por alguma doença cromossomática ou se já tiver um filho com síndroma de Down;






· For portadora de doenças cromossomáticas ligadas ao cromossoma X;






· Sofreu três ou mais abortos espontâneos;






· O médico, geralmente no decorrer da ecografia das 12 semanas, suspeitar de defeito no feto, possivelmente associado a anomalias cromossomáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário