Powered By Blogger

Mitos do aleitamento. Por: Samantha Sileman

O colostro dos primeiros dias não alimenta?
A escassa quantidade de colostro e de leite produzido nos primeiros dias que se seguem ao parto é um motivo de preocupação e de ansiedade para as mães, porque pensam que é insuficiente para alimentar o bebé. Mas o colostro dos primeiros dias, sem possuir o agradável sabor do leite, é rico em anticorpos (que impedem as infecções durante os primeiros meses), em proteínas e sais. Também produz um aumento dos movimentos intestinais do bebé, facilitando a rápida evacuação do mecónio. Esta é a primeira deposição do recém-nascido e permite eliminar uma grande quantidade de pigmentos biliares, reduzindo a incidência de icterícia nos primeiros dias. O colostro desaparecerá cerca do quinto dia, momento em que é substituído pelo leite.


Para um aleitamento específico e satisfatório deve comer-se em excesso


É provável que uma dieta adequada e habitual seja suficiente para uma produção de leite que permita o normal crescimento do bebé. Caso contrário, a mamã poderia ingerir umas 500 calorias para além das habituais.




O aleitamento natural provoca aumento no peso corporal


Nada mais errado. É exactamente ao contrário, porque se demonstrou que as mulheres que amamentam os seus filhos perdem com maior rapidez a gordura acumulada durante a gravidez.




Para que uma mamã tenha muito leite, tem que beber muito leite

Não é verdade. O quarto de litro que bebemos na dieta diária é suficiente, e a mulher que não consome leite pode satisfazer a sua necessidade de cálcio com ovo ou queijo. O que é verdade é que provavelmente deva aumentar a quantidade de água ou de líquidos. É muito comum que as mulheres sintam muita sede enquanto dão de amamentar. Por isso é bom ter ao alcance da mão um grande copo de água fresca antes de começar a dar o peito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário