A rinite é uma inflamação da mucosa nasal. Pode ser causada por vírus, bactérias ou por alergias, e atinge tanto crianças quanto adultos. A doença pode ser confundida com a asma, mas, apesar de ambas não terem cura, são bem diferentes. O professor doutor Bernardo Kiertsman, chefe do serviço de pneumologia pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, explica quais as diferenças e o que deve ser feito quando a criança apresenta os sintomas da rinite alérgica.
Quais são os causadores mais comuns de rinite alérgica nas crianças?
Damos o nome de fatores desencadeantes (que são os mesmos da asma) para poeira domiciliar, fumaça de cigarro, pelo de animal, mudanças bruscas de temperatura, estresse, fatores emocionais, odores fortes (material de limpeza, perfumes). Um dos principais fatores desencadeantes, tanto para adulto como para criança, de asma ou rinite, são as infecções virais (resfriado comum).
Necessariamente uma criança alérgica a um determinado fator vai ser alérgica para sempre?
Tanto a asma como a rinite não têm cura, mas têm controle. O indivíduo pode passar anos sem sintomas e voltar a apresentar os mesmos que tinha anteriormente, dependendo de suas atividades e das diversas circunstâncias que podem ocorrer.
Qual é o tratamento? Existem diferenças na forma de tratar entre os diversos tipos de fatores desencadeantes?
O ideal é afastar essa pessoa dos fatores que podem desencadear uma crise. Para isso devemos saber quais são. O conhecimento pode ser adquirido com uma anamnese bem-feita (entrevista feita pelo médico ao paciente, que auxilia no diagnóstico) ou testes alérgicos, que podem ser realizados no sangue ou na própria pele do paciente.
A rinite é igual em adultos e crianças, ou existem formas diferentes?
Podem ser iguais, mas existem formas no adulto diferentes do que na criança, como a rinite do idoso, por exemplo.
Como os pais podem perceber que a criança tem rinite?
Muitas vezes a rinite é confundida com resfriados frequentes, e o diagnóstico diferencial é muito importante. O quadro de rinite é mais arrastado, o paciente tem prurido (coceira ou comichão), obstrução e coriza. Tem gestual próprio, quando coça o nariz, que chamamos de “saudação do alérgico”. Quando o quadro de “resfriado” se prolonga por mais de sete a dez dias, o médico deve ser consultado.
Escrito por Prof. Dr. Bernardo Kiertsman
Fonte internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário