Bonita e barriguda: como se manter bela na gravidez. Dicas

A gestação é uma fase de beleza na vida da mulher.
Não só pelo fato de gerar uma nova vida em seu ventre, mas também porque muitas grávidas descobrem nestes meses aspectos de sua feminilidade até então adormecidos.
Foi-se o tempo em que as futuras mamães ficavam presas à "moda gestante" e não se preocupavam quando "comiam por dois". Hoje em dia, as mulheres têm ao seu alcance inúmeros recursos para manter a beleza à medida que a barriga aumenta.


De início, é necessário que a gestante reconheça as mudanças em seu corpo como fases necessárias para o crescimento e desenvolvimento do nenê.
O marido ou companheiro tem papel fundamental em elevar a auto-estima da mulher, traduzindo seu afeto em gestos, palavras de incentivo, massagens e outras colaborações.
É natural surgir um sentimento de ambiguidade neste período, em que a emoção de carregar uma criança se mistura com um certo receio ao ver seu corpo mudando tão rapidamente.


A mulher que gosta de se cuidar pode perfeitamente manter sua vaidade durante a gravidez. À exceção de alguns produtos cuja utilização é desaconselhada, uma série de cuidados podem ajudar a gestante a permanecer bonita.


O uso de hidratantes é essencial na gestação. Com o passar dos meses, a barriga começa a crescer e faz com que a pele estique, podendo dar origem a estrias. Seios, nádegas e barriga são as áreas mais atingidas. Para combater o surgimento destas "vilãs", o creme hidratante (ou antiestrias) pode ser aplicado duas vezes ao dia. No rosto, pode-se combinar a limpeza à tonificação facial, reduzindo o aparecimento de acnes (causadas pelas mudanças hormonais da gravidez).


Os seios merecem cuidados especiais. Como crescem bastante até o quarto mês, o sutiã deve ser utilizado durante todo o dia e de fato dar firmeza e sustentá-los bem. Massagens e banhos de sol ajudam na preparação para o aleitamento. Os firmadores de seios também estão na lista de produtos que podem dar uma mãozinha.


E as manchas?
Algumas regiões do corpo podem tornar-se mais escuras na gestação. Não se preocupe: na maior parte dos casos elas somem naturalmente algum tempo depois do parto. Já as manchas no rosto, que recebem o nome de cloasma gravídico, devem ser combatidas: use sempre protetor solar com FPS de 30 para cima, mesmo nos dias de frio. Reaplique o produto quantas vezes forem necessárias.


Para se depilar, a gestante tem opções como lâmina, cera (quente ou fria) e cremes. A depilação a laser não é aconselhada, pois pode provocar o aparecimento de manchas na pele. Aplicações de botox também devem ser deixadas de lado durante a gestação, assim como tintas para o cabelo. Alguns produtos não apresentam metais pesados ou substâncias tóxicas em sua composição e, sob aconselhamento médico, podem ser aplicados no início da gravidez. Para manter a cor, xampús e condicionadores específicos para cabelos tingidos são a solução. Não são recomendados procedimentos como escova progressiva, permanente, descoloração ou relaxamento.


Atividades físicas não são proibidas. Pelo contrário: são até recomendadas. Mesmo a mulher que era sedentária antes de engravidar pode começar a se exercitar, desde que seja acompanhada por profissionais competentes e respeite seu limite. Há exercícios para todos os gostos: natação, hidroginástica, ioga, pilates, caminhada, bicicleta, ginástica, musculação e alongamento são apenas algumas das opções.


Uma visita ao nutricionista poderá ajudar a mamãe a descobrir qual a melhor dieta para suas necessidades em cada momento da gestação. Ainda que seja difícil resistir à tentação de devorar algumas guloseimas, controlar os impulsos e manter um cardápio equilibrado certamente trará recompensas no futuro.


A circulação sangüínea é afetada durante a gestação. Para evitar varizes, a mulher pode lançar mão de meias de compressão suave (para as que ainda não têm varizes) ou média (para as que já têm algumas). A drenagem linfática ajuda a reduzir a retenção de líquidos e deve ser feita com movimentos leves.


Nem sempre o que funciona para uma gestante irá funcionar para outra. Converse com amigas que já tiveram filhos ou com outras grávidas e descubra que produtos e procedimentos podem trazer os melhores resultados. Lembre-se: o médico deve ser sempre consultado. Cuidar de si é também uma maneira de cuidar do nenê. Afinal, ele vai gostar muito mais de ficar no colo de uma mamãe bonitona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário