A má digestão pode ser prejudicial ao bebê?

Os altos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona que seu corpo produz no começo da gravidez relaxam os chamados músculos lisos, o que inclui os do sistema gastrointestinal.




Esse relaxamento desacelera os processos da digestão, o que pode causar inchaço na barriga, má digestão e desconforto depois de comer, especialmente se foi uma refeição e tanto. Você também pode sentir azia pela primeira vez na vida.






A má digestão pode ser prejudicial ao bebê?


Não. A má digestão é uma coisa bem chata para você, mas é inofensiva para ele.






O que posso fazer para melhorar?


Prepara-se, já que com um pouco de má digestão você vai ter de conviver na gravidez, mas pode tentar algumas medidas para reduzir a intensidade e a frequência dos sintomas:






• Use roupas confortáveis e larguinhas; evite qualquer aperto na região da cintura e da barriga. Vale a pena investir numa calça de grávida mesmo antes de ter um barrigão.






• Não faça grandes refeições. Alimente-se várias vezes durante o dia, em porções menores. Não coma correndo, e mastigue bem.






• Evite comidas que não se dêem bem com seu sistema digestivo. Os suspeitos mais comuns são refrigerantes, bebidas alcoólicas (que é melhor evitar de qualquer jeito), frios e alimentos fritos, apimentados, gordurosos ou com tempero muito forte.






• Não fume (esse também é um hábito que se deve evitar durante a gravidez). Use estratégias para tentar abandonar ou diminuir o fumo.






• Depois de comer, mantenha-se com o tronco ereto por pelo menos uma hora (não se deite).






• Durma semi-sentada, com a ajuda de travesseiros.






• Experimente tomar chá de hortelã, de erva-doce ou de erva-cidreira depois das refeições.





Nenhum comentário:

Postar um comentário