Dormir bem na gravidez ...


Em geral, a gravidez traz consigo uma série de alterações na qualidade do sono, incluindo náusea, azia, síndrome das pernas inquietas e ronco. Esses problemas (às vezes inevitáveis) podem ser agravados por maus hábitos de sono estabelecidos por você antes de ficar grávida. As orientações abaixo podem ajudá-la a ter uma boa noite de sono, não só durante a gravidez, mas depois também.


Livre-se dos "inimigos"


Durante a gravidez, fumar e tomar bebidas alcoólicas fazem mal ao bebê, e também podem atrapalhar o sono. Encare esse período como uma ótima oportunidade para deixar o cigarro e cortar o consumo de álcool.






Além disso, maneire nas bebidas com cafeína, como chá, café e refrigerantes de modo geral, e evite-as por completo à tarde e à noite.


Transforme o quarto em um santuário


Reserve um tempo para deixar seu quarto o mais aconchegante e relaxante possível, a fim de que o sono venha mais fácil. Como é bem provável que na gravidez você sinta mais calor que o habitual, mantenha o quarto fresco. Tente reduzir ao máximo possível qualquer luz ou barulho, pois eles podem facilmente acordá-la de um sono leve.




Deixe as preocupações do lado de fora do quarto


Se você mantém uma lista de "coisas a fazer" (mesmo que apenas mental), conclua-a até a hora do jantar, e só volte a pensar nela na manhã seguinte. Faça de tudo para terminar tudo o que precisava fazer até a hora do jantar, para que você tenha tempo de desacelerar antes de ir para a cama. Se você é do tipo de pessoa que acorda à noite pensando em um trabalho urgente, mantenha um bloquinho ou caderno perto da cama para que possa anotar rápido a idéia e voltar a dormir.


Não faça exercícios três ou quatro horas antes de se deitar


Embora se exercitar durante a gravidez seja maravilhoso para sua saúde física e mental, pode interferir no sono, caso seu corpo não tenha tempo de relaxar depois. Alguns estudos mostram que exercícios muito perto da hora de dormir podem atrapalhar o sono profundo.


Cochile sempre que puder


Uma soneca de 30 a 60 minutos durante o dia pode melhorar a atenção e a memória, e em geral reduz os sintomas de fadiga. Um estudo recente descobriu que mais da metade de todas as mulheres grávidas tiram ao menos um cochilo durante a semana nos dias de trabalho e 60 por cento cochilam ao menos uma vez no fim de semana. Lembre-se, no entanto, que dormir demais durante o dia pode atrapalhar uma boa noite de sono.


Estabeleça uma rotina regular e relaxante para a hora de dormir


Quando você chegar do trabalho, jante em um lugar agradável e relaxe o tanto que puder. Depois de comer, faça algo calmo, como ler ou tomar um banho morno. Também tente regular seu relógio biológico indo para a cama e levantando na mesma hora todo dia.


Se não consegue dormir, levante-se um pouco


Se ainda estiver acordada depois do que parecem ser horas (mas provavelmente são apenas 20 ou 30 minutos!), levante-se e vá para outro cômodo. Ouça uma música suave ou leia uma revista. Quando se sentir sonolenta, volte para a cama.


Pratique técnicas de relaxamento


Há uma série de técnicas que você pode experimentar para ajudar a estimular o sono, como imagens guiadas, respiração profunda ou relaxamento muscular progressivo.


Faça um lanche antes de ir para a cama para evitar as náuseas


Se estiver incomodada com os enjôos (comuns no primeiro trimestre), mantenha a barriga cheia comendo lanches leves, como bolachas secas, em especial antes de dormir.


Evite refeições pesadas e alimentos picantes logo antes de se deitar


Comidas muito temperadas e pimentadas, ou alimentos ácidos como os à base de tomate, podem causar azia e indigestão. Assim como fazer uma refeição grande muito perto da hora de dormir. Coma em frações menores e mais cedo, e depois se dê duas ou três horas para digerir o jantar antes de deitar.


Beba menos água no fim da tarde e à noite


É importante ingerir uma boa quantidade de líquidos quando se está grávida, mas beber mais durante a manhã e menos no fim da tarde e à noite ajuda a reduzir as idas ao banheiro durante a madrugada.


Durma sobre o lado esquerdo


É uma boa idéia se acostumar a dormir sobre seu lado esquerdo já durante os primeiros meses da gravidez. A posição ajuda o sangue e os nutrientes a fluírem para o feto e para o útero com mais facilidade, e ajuda os rins a eliminar os líquidos desnecessários.



O ideal é que, virada para o lado esquerdo, você esteja também virada para fora da cama, para ficar mais fácil na hora de levantar para ir ao banheiro. Também é uma boa idéia para evitar que, com o passar dos meses, você atrapalhe o sono do seu parceiro com um eventual ronco. Por isso, conversem para ver se é melhor vocês trocarem de lugar na cama desde já.






À medida que a barriga cresce, use tantos travesseiros quantos forem necessários para deixá-la confortável. Um no meio das pernas, um no meio da barriga, um para abraçar...


Não estresse se não conseguir dormir


Se você acordar à noite, tente não se preocupar demais. Interrupções do sono durante a gravidez são perfeitamente normais. Embora dormir a noite inteira pareça algo impossível no momento, uma hora uma rotina de sono vai funcionar para você.


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