Powered By Blogger

Exercícios na gravidez: Hidroginástica


Cada vez mais popularizada no Brasil, a hidroginástica é uma atividade física recomendada para mulheres grávidas, por ser uma forma de exercício com intensidade moderada e porque a flutuação na água ajuda a aliviar o peso extra da gestação e a diminuir o impacto dos movimentos sobre as articulações do corpo.



"A hidroginástica trabalha o fortalecimento do abdome e do músculo do períneo, o que ajuda na hora do parto. É também ótima porque funciona como uma espécie de sessão de drenagem linfática".



De fato, um estudo realizado apontou que a prática da hidroginástica poderia contribuir para amenizar as dores do parto, reduzindo portanto a quantidade e a necessidade de anestesias. Apesar de as conclusões dessa pesquisa serem promissoras, ainda não há trabalhos científicos de grande porte que comprovem tais efeitos da hidroginástica.



Assim como qualquer esporte, a prática da hidroginástica requer liberação médica e alguns cuidados, como cautela com a temperatura da água (que deve ficar abaixo dos 30 graus) para evitar elevação excessiva da temperatura do corpo e atenção com os movimentos para não provocar dores nas costas ou lesões mais graves.



Mães observam  que, durante as aulas, a frequência cardíaca tem que  ser monitorada, mas mais importante que isso é ficar de olho em sua disposição. Uma dica da instrutora para quem faz hidro é ficar atenta à respiração: "Se parecer que subiu uma ladeira correndo, é porque foi longe demais e tem que parar. Ouça seu corpo".

Outra coisa fundamental é não ir para as aulas em jejum (mais de três horas sem comer), só por causa da piscina. Os especialistas recomendam tomar um bom café da manhã (ou lanche, se for à tarde ou à noite) cerca de uma hora antes dos exercícios, e não esquecer de ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade física para evitar uma desidratação
 
0800-109992
Kits para berços ...poltronas de amamentar a mamãe encontra aqui na URIARTBABY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário