Frutas que aliviam desconfortos na gravidez




Que frutas só fazem bem à saúde todo mundo sabe. Só por esse simples motivo já vale a pena usar e abusar delas durante a gravidez. Acontece que frutas também podem ser grandes aliadas da gestante para minimizar os incômodos que aparecem nas diversas fases. “As frutas contêm minerais, vitaminas, água e fibras, e fornecem nutrientes necessários ao desenvolvimento do feto. O ideal é comer três frutas e dois copos de suco por dia.






Quer ficar ainda mais convencida de que vale a pena ter uma grande variedade delas em casa? “Além de serem fontes de selênio, cromo e zinco,importantes para o desenvolvimento do bebê,muitas frutas aumentam a ingestão de carotenóides e ácido fólico, o que se relaciona com uma baixa incidência de anomalias congênitas nas crianças” Descubra aqui o que cada fruta pode fazer pelo seu bem-estar.


Câimbra


As câimbras na gravidez ocorrem por carência de potássio e cálcio. A circulação sangüínea, que fica comprometida devido à pressão exercida pelo peso do bebê,também contribui para o seu aparecimento. Para repor o cálcio, torna-se necessário ingerir mais da sua melhor fonte: leite e derivados. Nas frutas é possível encontrar potássio e substâncias benéficas à circulação sanguínea.






Frutas indicadas: melancia, banana, laranja, melão,uva, framboesa, amora, ameixa e água de coco.






Frutas contra-indicadas: não há.


Azia


O nome oficial dessa sensação é pirose, palavra que vem do grego e significa ação de queimar. Durante a gravidez, é relativamente comum sentir o estômago em brasa depois de ingerir determinados alimentos. Observe quais são eles e risque-os do cardápio.“Não existe nenhum alimento específico que provoque azia; a causa é muito individual,embora alguns estudos relatem que a cafeína pode piorar a sensação”,. Comidas muito ácidas ou gordurosas pesam e devem ser esquecidas pelas gestantes com propensão à azia. No mais, coma menos quantidade e mais vezes durante o dia. Você certamente se sentirá melhor.






Frutas indicadas: mamão, manga, banana, uva, caju, maçã (crua ou cozida) e goiaba cozida.






Frutas contra-indicadas: laranja, limão, tomate, kiwi, maracujá, abacaxi (frutas ácidas em geral). Abacate, coco, nozes, avelãs e castanhas (por conterem muita gordura).




Enjoo






A náusea varia de intensidade de grávida para grávida, mas o que ninguém discute é o fato de ela ser extremamente desagradável. Sorte das poucas que conseguem atravessar toda a gestação sem um enjoo sequer! Se você não faz parte desse grupo privilegiado, pode minimizar o embrulho no estômago com a ajuda de algumas frutas. “Evitar ficar mais de três horas em jejum atenua bastante o problema. Portanto, comer uma fruta nos intervalos entre as refeições impede esse mal-estar” procure não ingerir comidas muito quentes ou geladas.






Frutas indicadas: abacaxi, kiwi,laranja, limão e água-de-coco.






Frutas contra-indicadas: banana, manga, abacate, fruta-do-conde, graviola e pêssego.
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