Powered By Blogger

Gravidez ectópica: você sabe o que é isso?

A gestação fora do útero é um problema raro que acomete em torno de 1% das gestações, mas os sintomas iniciais são os mesmos de uma gravidez saudável e podem confundir você. Saiba mais


Logo após a notícia da descoberta da gravidez, uma leve cólica. Poucos dias depois, um sangramento discreto e o aumento da dor, que se intensifica apenas de um lado. Esses são os principais sintomas da gravidez ectópica, que ocorre quando o óvulo fecundado se implanta fora do útero. Mas também são muito comuns no início de gestações normais, por isso, muitas vezes, não levantam suspeitas. O problema é raro, atinge apenas 1% das gestantes. Mesmo assim, vale ficar atenta. Saiba mais detalhes a seguir.






O que é uma gravidez ectópica?


É uma gestação que se desenvolve fora do útero. Na maioria dos casos, a implantação do óvulo acontece em uma das trompas, sem possibilidade de evolução da gravidez.






Quais são os sintomas?


Como a trompa não tem elasticidade como o útero, é comum sentir cólicas. Dói mais de um lado do que do outro obviamente. Pequenos sangramentos podem acontecer por causa do rompimento de vasinhos. E com o passar dos dias, esses sinais vão se intensificando.






Quando ela pode acontecer?


Qualquer mulher pode desenvolver a gravidez ectópica. Normalmente, a fecundação acontece nas trompas e depois, o embrião "caminha" para o útero. Quando tem algum problema nessa comunicação, como uma inflamação, lesão ou endometriose, ele se mantém nas trompas e começa a se desenvolver.






Quem corre mais risco?


Mulheres com histórico de infecção no útero ou nas trompas têm mais chances de desenvolver o problema. Se você está tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso, converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer um exame chamado histerossalpingografia, que é um raio-x da cavidade uterina e de suas tubas. Ele é realizado com a injeção de iodo através do orifício do colo do útero. Um catéter fino vai marcar o formato do útero e das trompas e verificar se a comunicação entre eles está perfeita.






Como se descobre o problema?


O obstetra deve fazer o pedido de um ultra-som transvaginal para certificar se o saco gestacional está dentro do útero.






Qual é o tratamento?


Assim que a gravidez ectópica for confirmada, o especialista tem dois caminhos a seguir e sua decisão vai depender do tamanho do saco gestacional. Se ele ainda estiver pequeno (entre 2 ou 3 cm) , o tratamento pode ser feito com uma droga quimioterápica que é capaz de dissolver o tecido embrionário e preservar a trompa. Caso contrário, deve ser feita uma videolaparoscopia e durante a operação, o cirurgião vai analisar também a situação da trompa afetada e decidir se deve mantê-la.






Pode afetar a fertilidade?


Mesmo que uma das trompas seja retirada, a fertilidade não se altera qualitativamente. Agora, se a outra trompa também tiver problemas, a fertilidade diminui. Mas os tratamentos de reprodução assistida podem ajudar nesse caso.






Quais são as chances de ter outra gravidez ectópica?


Se a trompa comprometida foi retirada, a chance de ter outra gravidez fora do útero é a mesma da população em geral – cerca de 1%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário