Powered By Blogger

A higiene do seu filho a começar pelos pés. Dicas

É cada vez mais comum o uso frequente de tênis pela criançada. Porém, essa prática pode causar problemas quanto à higiene dos pés do seu filho. Isso porque, com o uso prolongado de calçados fechados, a umidade e o calor podem contribuir para o surgimento de microorganismos nocivos, principalmente fungos, causadores das frieiras e micoses.
Caso o problema não seja tratado corretamente, há riscos de gerar infecções bacterianas.


“O pé precisa respirar. Deixar a garotada andar descalça em casa é uma boa pedida para o calor. No inverno, basta atentar para a friagem”, indica a pediatra Márcia Rodrigues. Porém, para evitar as micoses, não permita que seu filho ande descalço em pisos constantemente úmidos, como lava pés e vestiários. Segundo ela, não são aconselháveis os tênis e sandálias de plástico. Couro é o material indicado.


Vale lembrar que os bebês possuem má circulação nas extremidades do corpo, por isso sentem mais frio. Então, é sempre importante manter os pés do seu filho aquecidos. Para a garotada um pouco maior, o ideal é nunca utilizar o mesmo tênis por dois dias seguidos. “Alternar o uso dos calçados e deixá-los tomando sol por algumas horas nos dias em que não forem utilizados é uma prática que deveria ser adotada pelos pais”, explica a pediatra.


Outra dica é a aplicação de talco anti-séptico antes de usar calçados fechados, para diminuir a umidade e evitar o mau cheiro. Após o banho, verifique e acostume seu filho a secar sempre bem os pés, principalmente entre os dedos. Manter as unhas curtas e escovadas também é importante.


E por falar em unhas, alguns cuidados simples podem evitar que a criançada sofra com o problema de unha encravada. Não cortar as unhas até o "sabugo", deixando sempre uma pequena porção da borda livre, é o procedimento correto. Nunca corte as unhas do seu filho pelos cantos e não retire ou afaste as cutículas, elas são responsáveis pela proteção das unhas quanto à ação de substâncias químicas e microorganismos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário