Powered By Blogger

Ciúmes entre irmãos...como vc vai evitar? vai 11 dicas para Você.

Por Miriam Temperani





Os especialistas são unânimes. Quem causa o ciúme exagerado entre os filhos são os próprios pais, que passam a dar mais atenção ao filho mais novo e despertam o sentimento no mais velho. Aliás, a palavra "ciúme", que vem do latim, não significa mais do que "medo de perder algo", e é isso o que passa pela cabeça da criança quando outro vem dividir o amor dos seus pais que, antes, era único, só dele.


Segundo a psicóloga Simone Domingues, os pais precisam entender que as crianças precisam de atenção constante, independente da idade delas. "Elas sentem necessidade de se sentirem amadas e únicas e têm medo de disputar o amor dos pais com alguém. Como são egocêntricas, elas não conseguem entender que os pais podem amar, ao mesmo tempo, duas pessoas", explica a psicóloga.


Apesar de normal, o ciúme entre irmãos exige muito mais dos pais, que precisam de grande dose de paciência e muito bom-senso para lidar com essa situação no cotidiano da família sem que ninguém saia prejudicado. Se for preciso, procure uma ajuda profissional, pedindo orientação a um psicólogo. Para manter tudo em harmonia, você precisa estar bem segura do que está fazendo e de como está agindo.


Para lidar com o problema sem onerar nenhum dos filhos, preparamos uma série de dicas para que você consiga lidar com o ciúme normal que existe entre irmãos, e para que esse estado emocional não se transforme em algo mais sério com o passar do tempo.










11 dicas para amenizar o ciúmes entre irmãos:






1. Não dê atenção somente a um filho. Tente equilibrar sua atenção entre os dois para não haver competições pela sua atenção.






2. Evite valorizar o comportamento de um e denegrir o do outro.






3. Não faça comparações entre os irmãos. Isso pode gerar mais disputa e rivalidade entre eles.






4. Entenda que o ciúme é uma atitude esperada e é o dever dos pais de entender e ajudar a criança em relação a esse sentimento.






5. As crianças, quando sentem ciúmes, são mais agressivas, o que faz com que os pais se afastem dela. Quando isso ocorrer, procure dar mais atenção a essa criança.






6. Não tome partido nas horas de conflito. Você fará que o outro se sinta rejeitado. Explique, com clareza, a ambos porque um pode estar certo e o outro, errado, e seja justa na hora de resolver o problema.






7. Faça elogios constantes aos seus filhos para que eles se sintam valorizados e seguros.






8. Castigos, nesses casos, não costumam dar bons resultados. Um abraço longo e apertado pode ser uma alternativa melhor.






9. Tenha momentos únicos com seus filhos e demonstre sempre seu amor. Com o mais velho, continue com rituais de intimidade que são só de vocês e crie o mesmo vínculo com os menores. Assim, quando a insegurança bater, ele saberá que ainda tem todo o seu amor.






10. Delimite espaços e não seja permissiva quando o mais novo mexer nas coisas do mais velho. Deixe claro que ele não pode tudo só porque é menor.






11. Não seja ciumenta. Se seu filho perceber que você também manifesta regularmente o ciúme (seja com o pai, irmãos, objetos, amigos etc.), vai achar que isso é benéfico e terá a mesma atitude. Lembre-se de que dar exemplo faz parte da educação de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário