Powered By Blogger

Sem açucar...com mais saúde, 8 dicas para as Mamães

Por Laura de Biaggio





Ministério da Saúde recomenda que o açúcar seja evitado nos primeiros dois anos de vida do bebê, mas, no Brasil, o índice está muito longe do ideal. Uma pesquisa recente, divulgada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aponta que 67% dos pais oferecem guloseimas aos pequenos antes dos 12 meses de idade.


Mas, com tanta oferta de doces açucarados e aparentemente deliciosos, fica difícil dizer "não" aos pequenos, certo? Errado! Profissionais da saúde listam oito bons motivos para se livrar da culpa na hora de recusar o açúcar ao seu filho.


1. Obesidade


"O excesso de açúcar pode se transformar em gordura corporal e promover o ganho de sobrepeso. O açúcar de mesa e os alimentos confeccionados com ele oferecem energia imediata, mas é o que chamamos de ‘energia vazia', pois não é acompanhado de nutrientes. Alimentos como pão, massa, arroz e leite contêm açúcares naturais que suprem as necessidades da criança", explica a nutricionista Isabel Jereissati, mestre em Ciências pela UERJ e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela UNIB-VP.


2. Concentração


"A ingestão excessiva de açúcar pode deixar as crianças pequenas irritadas e dispersivas. O doce, além de provocar maior concentração de insulina no sangue, também aumenta a quantidade de adrenalina, hormônio que, em excesso, pode provocar ansiedade, excitação e dificuldade de concentração", afirma Luciana Carneiro, nutróloga e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).


3. Alteração no paladar


"É preciso lembrar de que o paladar do bebê está em desenvolvimento, e de que o açúcar tem um sabor marcante. Oferecer alimentos ou mamadeiras açucaradas vai fazer com que a criança desenvolva uma necessidade de sempre ingerir alimentos mais doces. Ou seja, o bebê tende a recusar tudo aquilo que não contenha açúcar - assim, ele não saberá apreciar o sabor verdadeiro dos alimentos, como no caso das frutas", afirma Regina Mestre, médica especializada em Nutrologia Clínica pela ABRAN.


4. Falta de nutrientes

"O mau hábito no consumo de açúcar pode causar desequilíbrio na ingestão de nutrientes importantíssimos para o desenvolvimento e o crescimento da criança. Os doces, principalmente aqueles oferecidos nos intervalos das refeições principais, podem saciar a criança e fazer com que ela recuse os alimentos saudáveis, como arroz, carne e verduras, ricos em vitaminas, minerais e proteína", ressalta Isabel Jereissati.


5. Compulsão alimentar


"O açúcar, assim como o mel, é carboidrato simples. Este é absorvido rapidamente pelo organismo, provocando elevação dos níveis de açúcar no sangue na mesma velocidade, levando ao aumento da liberação de insulina e ao consequente acréscimo do apetite. A situação facilita os quadros de compulsão alimentar", alerta Luciana Carneiro.


6. Saúde bucal


Evitar o açúcar ajuda a ter uma saúde bucal melhor, livre das cáries e inflamações da gengiva. "Para ocorrer a cárie, são necessários três itens: o dente, que serve de hospedeiro; as bactérias; e os micro-organismos, presentes naturalmente na boca. O açúcar e os derivados de sacarose, que são metabolizados e formam a placa bacteriana que ataca os dentes, causam as cáries e, na gengiva, gengivites e periodontites", explica Hugo Roberto Lewgoy, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Faculdade de Odontologia da Uniban.


7. Prevenção de diabetes


"O excesso de açúcar pode causar o desequilíbrio do metabolismo glicídico, ou seja, a instabilidade da glicemia e da insulinemia. O açúcar entra rapidamente na corrente sanguínea, exigindo rápida liberação da insulina pelo pâncreas e provocando picos na concentração dela e de glicose no sangue. Para prevenir o diabetes, é importante que, desde cedo, os pequenos não consumam alimentos açucarados com regularidade", orienta Jereissati.


8. Maus hábitos


Os especialistas são unânimes ao afirmar que os hábitos adquiridos na infância são levados para toda a vida. A regra, é claro, vale para os maus hábitos alimentares. Crianças acostumadas com uma dieta rica em açúcar e gordura tendem a resistir ao consumo de alimentos saudáveis por toda a vida. Fique atenta!









Nenhum comentário:

Postar um comentário