Powered By Blogger

Crianças voltam as aulas...os Florais de Bach, podem ajudar. Veja como.

Durante o ano escolar, há muitas situações vividas pelos alunos e por suas famílias que podem refletir, de forma negativa, no desempenho escolar. "Problemas das mais diversas naturezas, como separações e outras crises, fazem parte da vida, não há como fugir disso. O que é possível mudar é a maneira de passar por essas dificuldades e é aí que os Florais de Bach podem ajudar, principalmente em se tratando de crianças e jovens", explica Maria Aparecida das Neves*, educadora e terapeuta floral.


Por não terem contra-indicação, os Florais de Bach são uma boa opção para dar suporte emocional a pessoas de todas as idades. As gotinhas criadas pelo médico inglês Edward Bach a partir de extratos de flores, na década de 30, têm o poder de equilibrar as emoções, transformando sentimentos negativos e aliviando pressões.


Maria Aparecida, com base em relatos que presenciou ao longo de sua atuação como educadora, cita os principais problemas que mais afetam os estudantes e indica os Florais de Bach que podem ajudá-los. No entanto, faz um importante alerta: "O sucesso do tratamento é a boa indicação dos florais. Por isso, é importante procurar um profissional devidamente preparado, compartilhar os sentimentos que incomodam e seguir as orientações que ele der. O alívio certamente virá".


Para cada dificuldade, um floral


Reprovação - quando um aluno é reprovado, em linhas gerais, sente-se culpado pelo fracasso e pelo transtorno familiar que causou. Segundo Maria Aparecida, a pessoa que se sente culpada precisa do floral Pine. É a essência do perdão. Vai ajudar quem fica se condenando ou se reprovando o tempo todo a se libertar. Não adianta se auto-reprovar pelas limitações e nem se culpar por isso. O floral traz equilíbrio e senso de responsabilidade.


Baixa autoestima - se os eu filho tiver dúvidas sobre sua própria capacidade intelectual, vale apostar no Larch. "O floral vai transformar este sentimento de menos valia em conscientização de seu real potencial, devolvendo a autoconfiança", explica Maria Aparecida.


Medo - o medo do novo ano escolar pode ser vencido com o Mimulus, o floral que "combate" medos conhecidos e desperta coragem interior. "Para se preparar para o novo ano escolar - que pode vir juntamente com uma nova escola e amigos diferentes - eu indico também o Walnut, que facilita a adaptação a mudanças".


Nervosismo na hora das provas - o Rescue Remedy pode trazer o alívio necessário. A educadora explica: "Trata-se de um composto de Florais de Bach originais para ser usado em situações de emergência: acidente, choque, alarme, pavor, nervoso diante de uma cirurgia ou exame. Essa é a ‘essência do resgate', composta por cinco flores: Star of Bethlehem, Rock Rose, Cherry Plum, Clematis e Impatiens. O Rescue vai amenizar o estresse, o medo, a tensão e o nervosismo antes das provas, estabilizando as emoções."


No "mundo da lua" - alguns estudantes têm dificuldade para se concentrar. "Problemas de foco trazem impactos consideráveis na vida escolar e afetam, ainda, a vida social, bem como os relacionamentos afetivos", explica a educadora. "Se o aluno não se concentra, obviamente tem dificuldades de assimilar o que lhe é passado na escola. Diante disso, fica tímido demais ou indisciplinado. Pode, ainda, se tornar inquieto, agitado, barulhento e até mesmo sofrer com baixa autoestima", alerta a terapeuta.


O floral Clematis ajuda a criança (ou jovem) a se situar no "aqui e agora". "Ele promove uma ‘volta à realidade', ou seja, faz a pessoa viver no presente, se interessando mais pelas coisas. Assim, o estudante pode manifestar suas reais capacidades", completa Maria Aparecida.


Falta de confiança - diante de um obstáculo, o estudante pode se achar incapaz de vencê-lo, demonstrando-se inseguro e se sentindo inferior em relação aos seus colegas. "A falta de confiança em si mesmo impede que o aluno atinja seu maior potencial", comenta a educadora. "É um problema que afeta a vida escolar, além de se refletir nos convívios familiar e social. Por isso, deve ser tratado o quanto antes", alerta.


O floral Larch ajuda a conquistar determinação e um sentimento realista de autoestima. "Com isso, a pessoa não se preocupa excessivamente com a falha ou com o sucesso, entendendo que ambos fazem parte da vida", detalha Aparecida.


Dificuldade de expor problemas - se o seu filho estiver mal na escola, é preciso investigar as causas. Caso perceba que ele está tentando esconder algo - estampando um sorriso no rosto para disfarçar a dor que sente, por exemplo - é bom recorrer ao floral Agrimony. "Ele ajuda a pessoa a expor o que sente e o que a aflige, trazendo paz interior", finaliza a terapeuta floral.


Fonte FOLHA.COM
*Maria Aparecida das Neves é Practitioner e educadora há mais de dez anos. É co-autora do livro "Florais de Bach", lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e proprietária do Disq Floral, empresa que comercializa e distribui produtos relacionados a Florais de Bach e Aromaterapia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário