Powered By Blogger

Que enjoo...TD pode irritar o estômago das grávidas.

Cheiros fortes, perfumes, comidas gordurosas... Tudo pode irritar o estômago das grávidas. O desconforto estomacal marca o primeiro trimestre da gestação, mas esta não precisa ser uma fase traumática. Medidas simples, estabilidade emocional e boa alimentação são mais do que necessárias para vencer a partida contra a indisposição. O organismo da mulher passa por muitas mudanças e explosões hormonais. Alguns passes, dribles e um bom ataque são garantias de gol contra o enjoo!




1- Muita calma nessa hora...


Em grande parte dos casos, a indisposição é de fundo nervoso. Por isso, a futura mamãe deve manter-se em paz. Isso só fará bem para ela e para o bebê. A família também precisa fazer sua parte: tranquilizar a grávida, ajudando-a da forma mais conveniente e dando muito carinho. Um chá de camomila feito com amor é sempre bom, pois acalma os nervos e o estômago.


2 - Alimente-se bem


Uma boa alimentação é necessária para um bom desenrolar da gestação e do desenvolvimento do seu filhote. Carências nutricionais (vitaminas B6 e B12, zinco, ferro e ácido fólico) parecem aumentar a incidência de enjoos. Prefira alimentos leves e de fácil digestão. Reforçar o consumo de pão integral, cereais, leguminosas, legumes de folhas verdes, frutos secos, uvas-passas, brócolis, leite e iogurte pode ajudar.


3- Vomite!


Qualquer hora do dia parece pertinente para uma crise de enjoo. E, muitas vezes, o vômito é inevitável. Mas não se sinta mal. Vomitar pode também ser uma forma de eliminar toxinas indesejáveis, e de afastar a grávida de alimentos menos saudáveis, protegendo, assim, a saúde e o desenvolvimento do bebê. Mas fique atenta com a frequência. Caso o vômito seja muito intenso, é preciso procurar um médico, para evitar uma desidratação.


4 -Evite Cafezinhos, refrigerantes, chás-pretos, alimentos oleosos, muito temperados com alho e pimenta, chocolates...


Todas estas delícias estão proibidas no cardápio das enjoadinhas! A cafeína, a gordura e os gostos muito fortes deixam o estômago sensível, que, por sua vez, reage com ainda mais indisposição. Procure não ingerir comidas muito quentes. Experimente trocar as guloseimas por frutas e bebidas com cafeína por sucos. A melhora vem de dentro para fora e ainda ajuda no controle do peso.


5 - Atenção na escolha das frutas


As frutas são bem-vindas e devem estar presente em todas as refeições das grávidas. Mas muita atenção ao escolher as que irão fazer parte do seu cardápio. Exagerar nas frutas cítricas, como o abacaxi, o kiwi, a laranja e o limão. Evite as mais gordurosas e doces, como a banana, a manga, o abacate, a fruta-do-conde, a graviola e o pêssego. Outra dica: bacana é o consumo de água de coco. Além de ajudar na hidratação, controla o enjoo!


6 - Atrase a escovação


Se você estava acostumada a pular da cama direto para a pia, mude sua rotina. Tome um café-da-manhã reforçado antes de escovar os dentes. Segundo o ginecologista e obstetra, Edílson Ogeda: “A mulher acorda enjoada porque fica muito tempo sem comer durante a noite. Ela não pode ficar em jejum. Quando acordar, deve tomar café-da-manhã antes de escovar os dentes, porque a água fria pode aumentar as náuseas”.


7- Comer, comer


Outra dica é comer várias vezes ao dia, mas sempre em poucas quantidades. A barriguinha da grávida nunca deve estar vazia. O jejum aumenta o desconforto estomacal e as crises de mal-estar, além de deixar qualquer um irritado. Comer uma fruta no intervalo das refeições ajuda a amenizar o quadro. Coma bolachas de água e sal sempre que o enjoo ameaçar a chegar


8- Chá certo


Mesmo sabendo que chás devem ser evitados na gestação, existem infusões que, ao invés de causarem problemas, ajudam muito! Basta ter certeza da procedência, preparar com carinho, e não ingerir em grande quantidade. Chazinhos de gengibre, funcho, camomila e erva-cidreira aliviam o desconforto e acalmam. Já que remédios são desaconselháveis nesta fase, abuse da fitoterapia através das infusões.


9 - Outros artifícios


Quando o caso é mais grave, com uma frequência impertinente, a acupuntura pode ajudar a aliviar os sintomas. Mas é sempre conveniente conversar com seu ginecologista obstetra sobre as contraindicações. Existem também as pulseiras de acupressão antienjoo (normalmente usada nas viagens) que pressionam um


determinado ponto no pulso. Alguns estudos indicam que


estas pulseiras aliviam o mal -estar, e que não revelam nenhuma contraindicação, sendo facilmente encontradas nas farmácias. Dizem que o cheiro do limão e o do capim-limão também ajudam a aliviar. Não custa tentar, certo?


10- Durma bem


Estar descansada também contribui para a melhora dos desconfortos e enjoos. Por isso, sempre que possível, dê aquela cochilada. Nem que a futura mamãe não durma, relaxar é importante. Só evite tirar uma soneca depois de comer. A grávida também tem refluxos. Por isso, se for inevitável deitar depois de alguma refeição, coloque dois travesseiros para deixar a cabeça mais alta do que o corpo.


Aproveite as dicas e pense bem na qualidade das comidinhas que você coloca no estômago. Hábitos alimentares saudáveis agregados a exercícios físicos de baixo impacto são as táticas de um time de sucesso. A prática dessas duas atividades garantem a vitória da mãe e do filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário