Powered By Blogger

Sono de recém-nascido

Ele não dorme muito, não mais do que quatro horas seguidas


Alguns pais chegam da maternidade e a sensação que têm é que vai demorar muito tempo para voltar a dormir novamente. Isso porque alguns recém-nascidos que não dormem mais de duas horas seguidas. O soninho deles é assim porque ainda não tem um padrão. É que as fases de sono e vigília (ficar acordado) são influenciadas pelo relógio biológico que, no bebê, não se encontra organizado. "Isso vem aos poucos, com o desenvolvimento do sistema nervoso", diz o especialista em cronobiologia Luiz Menna-Barreto. Por isso, acrescenta a pediatra Renata Waksman, "os recém-nascidos abrem os olhos quando sentem alguma necessidade, como fome, e caem no sono tão logo ela é suprimida". É o que justifica eles dormirem, normalmente, 16 horas por dia, despertando a cada 2 ou 4 horas, em geral para mamar.


A situação tende a melhorar a partir do terceiro ou do quarto mês. Nesse período, o cérebro do bebê começa a produzir melatonina, substância que o induz a ficar acordado, levando a uma melhor organização dos ciclos de atividade e repouso e criando distinção entre noite e dia. Sinal de um amadurecimento neurológico normal.


Bons costumes


Mas até o sono noturno se esticar, os pais, coitados, ficam exauridos e com a sensação de que o filho troca o dia pela noite. Ele não faz isso nos primeiros meses, mas essa troca pode de fato vir a acontecer, quando os pais se atrapalham ao criar uma rotina para o bebê dormir.


Não é difícil ensinar o bebê a dormir à noite. Mesmo na fase em que ele acorda porque tem fome, basta seguir algumas recomendações, como colocá-lo de volta no berço para dormir, no quarto dele e no escuro. Acredite, ele não sente falta da luz do abajur. A pediatra Rosa Resegue também orienta os pais a não embalar o filho nos braços nesse momento e jamais usar o seio com o mesmo propósito. Esses métodos tornam-se vícios e o recém-nascido só vai pegar no sono dessa forma. Seja às 20 horas ou às 2 da madrugada.


Retrocessos


Por volta dos 6 meses, é possível que o sono do bebê volte a ser irregular devido ao início do desmame. Nessa época, outras mudanças podem contribuir: a criança se descobre independente da mãe, sentindo-se insegura sozinha, e também começa a engatinhar. É normal tanta novidade atrapalhar o sono noturno.


 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário