Powered By Blogger

As fases da alimentação Por: Samantha Sileman

Durante os primeiros 4 meses, a amamentação deve ser a única alimentação do seu bebé.


Tem imensos nutrientes que são altamente benéficos para ele. Mas você tem de ter cuidados, uma vez que se trata do seu corpo também e é alimento por si produzido.






É perfeitamente natural que se sinta com mais apetite.


Mesmo que se sinta cansada, não pense em reduzir o número de refeições, mas sim em fazer várias refeições ligeiras ao longo do dia.


Não coma doces, nem gorduras: o bebé não precisa desses nutrientes.


Coma alimentos ricos em ferro, como legumes, peixe e frutos secos. Aposte nas proteínas, no cálcio e nos hidratos de carbono (massa, arroz, pão).


Não se esqueça das verduras e das frutas, e beber muita água e sumos de fruta.






Nos próximos dois meses, entre os 4 e os 6, o bebé continua a necessitar do leite materno mas deve compensar outras necessidades.


O bebé está a desenvolver o seu sistema digestivo e está preparado para novos sabores, e portanto pode introduzir alimentos sólidos, mas apenas com indicação do pediatra.


Pois, desde a carne aos vegetais, passando pelos cereais, têm nutrientes benéficos para a saúde do bebé mas alguns alimentos devem ser (ainda) evitados.






A partir dos 7 meses, o bebé pode ingerir alimentos sólidos e complexos, uma vez que o seu tubo digestivo está maior e mais forte.


Deve introduzir alimentos com cereais, vitaminas e minerais. Faça refeições como arroz, massa ou puré de batata com uma pequena dose de carne ou de peixe.






Entre os 8 e 12 meses, o bebé precisa de uma dieta diversificada e rica em vários nutrientes. Devem intrroduzir-se os legumes secos, como feijão, o arroz, o grão. Cozinhe-as bem, e esmague-as.


A gema de ovo cozida é também benéfico para o bebé, mas apenas duas vezes por semana.


Para o bebé tiver 10 meses, faça sopa, passad


Evite os doces, gorduras a todo o custo.


Adie o leite de vaca. Como alternativa, introduza o leite em pó. Mas o melhor é continuar com o leite materno, continua a dar os nutrientes que a criança necessita para um desenvolvimento saudável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário