Powered By Blogger

Agenda dos primeiros meses do bebê. Dicas Por Samantha Sileman

As primeiras semanas do bebê em casa podem ser bem menos confusas se você organizar uma rotina com horário para tudo – e para todos!


Até a chegada do bebê, administrar a vida doméstica era uma tarefa sem grandes mistérios. Trabalhar, ir à academia, fazer cursos de especialização, cuidar das compras do supermercado, do pagamento da diarista e até dar uma escapadinha para ir ao cinema são questões que os casais aprendem a conciliar. Mas, quando a família volta da maternidade, tudo muda: é um tal de dar de mamar de três em três horas, trocar fraldas, brincar no sol, dar banho, tomar banho... Ufa! Um sem-número de outros afazeres passa a fazer parte do dia-a-dia da família assim que entra em casa com o bebê nos braços. É possível dar conta de tudo?






A resposta é sim. E dá até para se divertir com as mudanças todas se a família organizar uma agenda com horário para todas as atividades da criança. Lógico que viver cada dia de um jeito sempre parece mais aventureiro e gostoso. Mas ter uma rotina para o recém-nascido facilita a vida de todos. Os pais ganham confiança, já que não correm o risco de esquecer de nada. E o bebê fica mais seguro e confortável. Outra dica: as atividades devem ser precedidas de práticas que anunciem o que vem a seguir. É como lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes antes de dormir. A noção do que está por acontecer acalma o bebê.






Para a mãe, a rotina facilita seu entendimento sobre o ritmo do filho e ajuda a reconhecer sinais de cansaço, fome e irritação. É importante considerar que não se trata de impor, mas criar uma seqüência natural de atividades cotidianas, que seja funcional e agradável a todos. Deve-se observar eventuais sinais de insatisfação, para antecipar, adiantar ou pular atividades, se necessário.






Abaixo, sugerimos uma agenda para bebês que não tenham refluxo, não sejam prematuros e estejam em curvas de peso e estatura adequadas para a faixa etária. Mas lembre-se de que a rotina tem de acompanhar o ritmo da criança e da família.






6h00


mamada e troca de fralda






7h00


sono/brincadeira






8h00


banho de sol






9h00


mamada e troca de fralda






10h00


sono/brincadeira






11h30


banho (1ª opção)






12h00


mamada e troca de fralda






13h00


sono/brincadeira






15h00


mamada e troca de fralda






16h00


passeio






18h00


mamada e troca de fralda






19h00


sono/brincadeira






20h30


banho (2ª opção)






21h00


mamada e troca de fralda






21h30


sono






24h00


mamada e troca de fralda






3h00


mamada e troca de fralda









Nenhum comentário:

Postar um comentário