Powered By Blogger

Coma bem para manter o peso na gravidez... Por: Samantha Sileman

As nutricionistas preparam um cardápio exclusivo para um mês. Você vai ver que é possível ganhar só o que precisa, sem passar fome, comendo com prazer e ainda garantindo toda a saúde do mundo para você e seu bebê




Comer por dois é um ditado que deve ser abolido da sua cabeça ao engravidar. É importante comer, sim, mas os alimentos certos, equilibrando proteínas (carnes, queijo, leite, ovos ou soja), carboidratos (massas, pães e cereais integrais), gorduras (azeite e óleos) e fibras (frutas, legumes e verduras). Fora isso, fracionar as refeições é fundamental. "A grávida costuma ficar com o sistema digestivo mais lento. Por isso, deve se alimentar de seis a oito vezes por dia, em doses pequenas"


Quantos quilos você pode ganhar?Isso vai depender do seu peso anterior à gestação. "Utilize a tabela do índice de massa corporal (IMC) antes de engravidar ou logo que souber da gravidez".






CÁLCULO DO IMC


Para calcular o IMC, basta dividir o peso pela altura ao quadrado.


Se o resultado for menor que 19,8, você está abaixo do peso.


Entre 19,9 e 26, o peso é normal.


De 26,1 a 29, existe sobrepeso.


Acima de 29 já se fala em obesidade.






• Gestante abaixo do peso


É aconselhável ganhar de 12,5 a 18 quilos durante a gravidez.


• Gestante com peso normal


Pode engordar de 11,5 a 16 quilos ao longo de toda a gestação.


• Gestante obesa


Deve engordar no máximo 6 quilos nos nove meses. Alguns profissionais preferem substituir o cálculo de IMC pelo plicômetro, aparelho que mede as dobras cutâneas nas gestantes. "Ele é capaz de mostrar a perda e/ou o ganho de massa gorda ou magra. É mais fiel e possibilita um atendimento mais personalizado".






Nenhum comentário:

Postar um comentário