Powered By Blogger

Cuidados na gravidez de risco. Por Samantha Sileman

Gravidez de risco é quando a gestante ou o bebê estão sujeitos a algum tipo de lesão ou até mesmo óbito durante o período de gestação. Uma gravidez considerada de risco é a gravidez na adolescência, pois a adolescente ainda não está pronta fisiologicamente para desenvolver um feto dentro de seu útero, pois o seu organismo ainda está em formação e por conta disso ainda não está preparado para sofrer as modificações da gestação. É também considerada gravidez ou gestação de risco quando a mulher engravida após os seus 40 anos de idade a mulher pode apresentar alguma patologia que ainda não aparecer e devido às modificações do organismo durante a gestação, como por exemplo, diabetes.
Por conta disso, é sempre indicado que antes de engravidar a mulher procure um ginecologista, principalmente por conta da necessidade atual das futuras mamães tomarem o ácido fólico antes da gestação porque o mesmo evita patologias do desenvolvimento do tubo neural e até mesmo a falta de fechamento da coluna do bebê. Para evitar o aparecimento de uma gravidez de risco a mulher deve seguir rigorosamente as orientações dadas pelo seu obstetra durante todo o pré-natal. Já as mulheres que tem diabetes a gravidez pode ser de risco tanto para a futura mamãe como também para o feto e muitas vezes é necessário interromper a gestação com 36 semanas, ou seja, antes de completar 40 semanas.


Se a futura mamãe for hipertensa é necessário que ela tenha um controle absoluto da sua pressão e não ganhar muitos pesos extras e se tiver tendência a obter diabete é necessário que ela tenha uma alimentação cuidadosa e fazer um bom pré-natal.


A alimentação deve ser rica em ácido fólico, o qual é encontrado em alimentos como folhas verdes e folhas verdes-escuras. O fumo, o uso de drogas e a ingestão de bebidas alcoólicas durante a gravidez também podem causar uma gravidez de risco, pois não fazem bem nem para o bebê e muito menos para a saúde da mãe. O álcool é desaconselhável em qualquer período da gestação e em qualquer quantidade, pois o álcool pode afetar o desenvolvimento do bebê de várias maneiras, já o cigarro porque possui substâncias que prejudicam o desenvolvimento do bebê, aumenta o risco de baixo peso ao nascer, aborto e parto prematuro. É indicado também ficar longe de outras coisas como: cafeína, tinturas de cabelos e permanentes, produtos de limpeza, tintas, repelentes, inseticidas, adoçantes e raio X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário