E que a gravidez representa um aumento substancial do volume e do peso no abdómen e na região mamária? Para conhecer os problemas da coluna durante a gestação, fomos entrevistar o Dr.
A gravidez pode aumentar os problemas de coluna nas mulheres?
A gravidez, especialmente na segunda metade do seu período, leva a um aumento substancial do volume e do peso na região anterior do corpo, especificamente no abdómen e região mamária. Esta condição implica alterações posturais para ser mantido o equilíbrio vertical do corpo. Quero dizer, como aumento do peso, ocorreria uma tendência natural para a mulher grávida se inclinar para a frente pois o centro de gravidade do corpo é deslocado nesse sentido. Na realidade, tal não acontece porque existem mecanismos compensatórios que se manifestam numa ligeira inclinação do tronco para trás, de forma a que se ja mantido o equilíbrio. Se olharmos atentamente é fácil verificar que uma mulher nas últimas semanas da gravidez tem uma postura como tronco um pouco inclinado para trás, tornando mais acentuada a curvatura lombar.
Uma mulher nas últimas semanas da gravidez tem uma postura com o tronco um pouco inclinado para trás, tornando mais acentuada a curvatura lombar
Este é um problema considerado “normal” durante a gestação?
Este mecanismo compensatório é feito à custa de músculos, nomeadamente os músculos posteriores do tronco, dorsais e lombares. Sendo assim, estes músculos passam a ser mais solicitados, em força muscular e de modo prolongado. Tudo isto é natural e funciona de forma “automática”, não requerendo uma atenção especial por parte da grávida. O problema surge quando este esforço muscular adicional é realizado por mulheres mal preparadas para estas alterações. Refiro-me às mulheres que não praticam exercício físico regularmente, que têm fraca tonicidade muscular, com uma vida sedentária, muitas já com excesso de peso. Nestes casos, surgem frequentemente as “dores nas costas”, que não se devem necessariamente a uma doença, lesão ou deformidade, mas sim a uma má condição física prévia para uma nova situação que é a gravidez.
Na maioria das vezes, o problema está relacionado com o estilo de vida sedentário de muitas mulheres
As queixas iniciais podem agravar-se?
Algumas vezes as queixas, podem ser agravadas por uma pré-existente patologia da coluna, como a escoliose, a doença degenerativa discal, a lise ístmica, para referir apenas algumas. No entanto, estas situações não são frequentes. De forma geral e para a grande maioria das situações, o problema está relacionado como estilo de vida sedentário de muitas mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário