Será que o obstetra me deixará ir de férias?
Uma gravidez normal não é impedimento para realizar uma viagem, seja por motivos de trabalho ou por mero prazer, e tão pouco aumenta os riscos. No entanto, quando se viaja com barriga, convém ser precavida, porque as urgências aparecem sem aviso prévio. Tão pouco há que confiar no “ainda falta muito para a data provável do parto”, porque esta data que tem em mente é – precisamente – provável, mas não quer dizer que o seu filho vá nascer nesse dia. De facto, os bebés chegam ao mundo quando querem e alguns fazem-no bastante antes do previsto. Por isso, é necessário considerar que tipo de infra-estruturas sanitárias tem o lugar escolhido para desfrutar as férias. E se chega antes do tempo?
Se o momento de sair de viagem está próximo da semana 38 de gestação e acontece que o seu bebé quer nascer, seguramente pesará entre 2,5 e 3 quilos de modo que é pouco provável que se apresente alguma complicação. Então, não há problema de viajar se já está de termo, embora seja possível que o seu filho não nasça onde tinha planeado. Mas se o seu bebé é dos que chegam antes do tempo, as coisas podem tornar-se um pouco mais difíceis. Por exemplo: se nascesse na semana 30, pesaria entre um quilo e um quilo e meio. Nesse caso, é imprescindível contar com uma boa equipa médica, tanto obstétrica como neonatológica (a tecnologia, aqui, é vital). Naturalmente, a situação seria menos complicada se estivesse em sua casa ou ao menos perto da maternidade escolhida, especialmente se tiver em conta que se o bebé nasce prematuro deverá permanecer internado no local onde se encontra pelo menos 30 a 60 dias (de acordo com o peso ao nascer), até que alcance o peso adequado. Então, vale a pena sacrificar essa praia deserta e sonhada no norte do Brasil e optar por destinos que contem com centros assistenciais aptos a resolver uma emergência neonatológica. Por outro lado, convém pensar também nos seus entes queridos ou nos seus outros filhos. Ninguém gostaria de deixar o seu bebé em Cantão ou no México e ir buscá-lo dois meses depois, quando já pesasse dois quilos.
Durante a gravidez, ter férias em algum lugar próximo é uma alternativa segura e saudável, de modo que também convém ter em conta esta possibilidade. A poucos quilómetros de Lisboa há estâncias, onde além de fazer férias poderá estar descansada, já que muitas contam com todas as comodidades e serviços para assegurar uma óptima estada. A maior vantagem desta escolha é que, perante qualquer eventualidade, em menos de uma hora poderá estar na maternidade escolhida.



Nenhum comentário:
Postar um comentário