Embora este transtorno não seja, na maior parte dos casos, grave, o melhor é comentar a situação com o pediatra quando o bebé tem crises frequentes.
Os soluços resultam de um complexo processo efectuado pelo organismo ainda imaturo do seu bebé. Por vezes, devido à imaturidade do organismo do bebé, há um retorno de suco gástrico à parte baixa do esófago. Este suco gástrico - produzido no estômago - vai irritar as terminações nervosas que se encontram nessa zona, fazendo com que se unam ao nervo frénico responsável pelo diafragma - membrana que separa o tórax do abdómen. Por sua vez, o espasmo produzido no diafragma pode provocar o encerramento repentino da glote provocando o soluço.
Este transtorno, nas crianças, é considerado normal.
Para além da imaturidade do organismo dos bebés, podem existir outras causas que provoquem uma crise de soluços. Entre elas,
a avidez com que o bebé mama faz com que engula ar. Por isso, são hoje muito utilizados os biberões anti-soluços.
Quando chora, o bebé tem tendência a regurgitar e, desta forma pode “entrar algum ar”, o que também pode originar o soluço.
Situações de alarme
Embora uma crise de soluços não seja grave, há situações a que devemos estar atentos. Assim, se o seu bebé tem soluços muitas vezes e por largos períodos de tempo, se a refeição tem de ser interrompida muitas vezes, se tem muitas regurgitações ao longo da refeição, se faz caretas demonstrando que o conteúdo estomacal está a voltar para trás - para o esófago- ou se se mostra demasiado nervoso, chorando várias vezes e não conseguindo dormir, o melhor é consultar o seu médico.
Nestes casos o médico terá de avaliar se o bebé sofre de refluxo gastro-esofágico.
Mitos
As crises de soluços são em geral passageiras, todavia ao longo de gerações criaram-se mitos para acabar com os soluços. No entanto, não tente pô-las em prática pois apenas podem prejudicar o bebé.
Tapar o nariz do bebé por breves segundos, só serve para o assustar. Pregar-lhe um susto, só serve para o pôr nervoso.
Se pretende ajudar o seu bebé a eliminar os soluços, o melhor é seguir algum destes métodos:
· Experimente fazer-lhe umas coceguinhas no nariz. Ao espirrar, o diafragma distende-se e, desta forma, na maior parte dos casos, os soluços desaparecem.
· Experimente manter o bebé na vertical e faça-lhe umas massagens nas costas. Esta técnica ajudá-lo-á bastante.
· Experimente uma das mais clássicas soluções para os soluços: dê-lhe água fria, utilizando uma colher ou um conta-gotas, de modo a que ele a sorva.
Considere uma crise ligeira de soluços sem ansiedade, nunca abane ou assuste o bebé para ver se a crise passa. Em situações de crises prolongadas e intensas fale com o pediatra pois ele avaliará a situação. Em qualquer dos casos, não esqueça que o seu bebé já tinha soluços antes de nascer e isso não foi prejudicial ao seu bom desenvolvimento.



Nenhum comentário:
Postar um comentário