Powered By Blogger

O que uma grávida não deve comer? Por Samantha Sileman

Dando continuidade ao assunto, escreveremos um texto colocando o que uma mulher grávida não deve comer, em alguns casos são alimentos que não devem ser comidos em hipótese alguma, em outros casos são alimentos que devem ser evitados.


Essa é uma dúvida comum e constante, cheia de mudanças e polêmicas, pois algumas pesquisas científicas vão de encontro com receitas consagradas da vóvó (a famosa sabedoria popular) enquanto em alguns outros casos, a ciência recomenda totalmente o contrário. Isso se aplica, por exemplo, a crença de que beber uma cerveja durante a gravidez faz bem… sabe-se hoje que a bebida alcoólica na gravidez pode trazer sérios problemas para a mamãe e principalmente para o bebê.


Agora vamos aos alimentos que a grávida deve evitar durante todo o período de gestação, pois eles podem prejudicar o bebê


Cafeína


A cafeína pode ser encontrada em diversos alimentos, no café, no chá preto , no chá verde e no chá branco, em bebidas energéticas (como o Redbull e similares), em refrigerantes -cola (Pepsi, Coca Cola e similares) e no chocolate. A cafeína é um estimulante natural e os argumentos sobre seu consumo durante a gravidez são conflitantes. Alguns defendem que a cafeína em altas quantidades durante a gravidez estejam associadas com baixo do recém-nascido e aborto espontâneo. Além disso, a cafeína pode causar insônia, irritabilidade, dores de cabeça, desidratação, etc.


Alimentos que podem conter salmonela


A samonela é um risco para todas as pessoas, mas as mulheres grávidas correm maior risco e devem evitar alimentos que possam conter essa bactéria. Os alimentos mais comuns são ovos crus ou qualquer comida que contenha ovos crus ou parcialmente cozidos (como maionese caseira, mousse, fios de ovos, manjar, pudim, creme bûlée), carne de ave malpassada, marisco cru e sorvete pastoso de máquina.


Peixes com altos níveis de metilmercúrio


O Metilmercúrio é um toxicante ambiental causado pela poluição e é encontrado em altos níveis em peixes como cação, peixe-espada e marilim.


- Moderar o consumo de açúcar (sorvetes, doces, bolos, pudins e geléias) e alimentos gordurosos (manteiga, molhos prontos para salada ou a base de queijo, queijos amarelos, frios, creme de leite, biscoitos, caldo de carne e caldas). Apesar de fornecerem nutrientes importantes, são excessivamente energéticos e calóricos.


Adoçantes Artificiais


Adoçantes artificiais como o aspartame podem ultrapassar a barreira placentária e interferir no desenvolvimento neurológico do bebê. Prefira adoçantes à base de frutose, sucralose ou stévia, que não são absorvidos pelo organismo.


Também devem ser evitados alimentos que podem conter níveis elevados de listeria, como queijo Camembert e Brie, patês frescos, carnes cruas e malpassadas, legumes e verduras mal lavados – e alimentos que podem conter o parasita da toxoplasmose, como carnes cruas e malpassadas, legumes e verduras mal lavados, carne de porco, leite de cabra não pasteurizado e derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário