Durante a gestação, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Sobretudo se está grávida neste Verão quente, deve ter em atenção os aspectos que lhe permitem ter uma pele saudável.
Lidar com as alterações físicas e psicológicas da gravidez é um autêntico desafio mas não tem de ser necessariamente um bicho-de-sete-cabeças. Basta que siga as recomendações do seu médico e que tenha os devidos cuidados como seu corpo. Lembre-se que apesar de as atenções estarem agora concentradas no bebé que irá nascer, a leitora tem de continuar a mimar-se e a ter os devidos cuidados com a sua beleza. Acima de tudo, prepare-se para as modificações no seu corpo e aceite-as como um processo natural da gestação. Não desmoralize! A maioria irá regredir após o nascimento. Durante esta fase de gravidez em que ocorre o crescimento da sua barriga, não fique chocada se lhe aparecerem estrias, se a pele da área genital ou dos mamilos ficar mais escura, se o seu cabelo ficar baço ou as unhas mais quebradiças. Tudo isso é natural! Pode também aparecer o chamado “pano”, que corresponde a manchas de cor acastanhada na cara ou a linha média da barriga à volta do umbigo pode também ganhar uma cor mais escura, como se ficasse suja. Tudo isso desaparece após o parto. Alguns sinais de pele podem crescer e modificar-se durante a gravidez, mas se houver grande modificação talvez não seja mal pensado ir a uma consulta de Dermatologia para saber se é normal ou não. Poderá também informar-se sobre quais os produtos que pode utilizar durante a gestação e conhecer as recomendações do especialista para esta fase.
Existem alguns cremes que permitem cuidar da sua pele e evitar as agressões desta época do ano. Sabia que as hormonas tornam a sua pele muito mais susceptível aos efeitos do Sol? Deve aplicar diariamente um protector solar, pelo menos, 15 minutos antes de sair de casa. Mesmo que não vá para a praia, a exposição ao Sol enquanto caminha ou mesmo à sombra tem radiações que em exagero são perigosas para a pele. Se decidir ir para a praia, não se esqueça que a água do mar, o Sol e a areia são agressores típicos da pele. Se gosta muito de banhos de Sol, além do protector solar de factor elevado, deve ter o cuidado de hidratar toda a pele quando voltar da praia para não ficar desiludida com o “envelhecimento” precoce da mesma. Só pode evitá-lo se tiver cuidados essenciais durante a gravidez e nesta Estação do ano. É também fundamental usar um baton hidratante, e de preferência com protecção solar, para evitar que os seus lábios gretem pois, nesta fase, estão mais secos do que o normal.
Comece pela face
A face é uma das partes do corpo que mais alteração sofre ao nível da pele. Limpe o rosto, pelo menos, uma vez por dia, com um produto suave que se adeqúe à sua pele e que seja recomendado por um especialista. As limpezas de pele não estão contra-indicadas durante a gestação ainda que a pele esteja mais sensível do que o costume. Hidrate a pele da cara diariamente. Se já tinha por hábito tratar do rosto antes da gravidez, não há porque deixar de o fazer agora que está em “estado de graça”. Durante este período não se recomenda a utilização de cremes anti-rugas ou anti-envelhecimento à base de vitamina A ou derivados (retinol, retinaldeído ou ácido retinóico), pois poderão remotamente atingir o seu bebé e interferir com o seu crescimento.



Nenhum comentário:
Postar um comentário