Powered By Blogger

Regresso ao trabalho. Não renuncie à amamentação Por: Samantha Sileman

O regresso ao trabalho não implica ter de renunciar à amamentação em exclusivo. Como sabe, o leite materno é o melhor alimento para o seu bebé e não deve privá-lo de todos os benefícios que ele lhe oferece
Não há que renunciar à amamentação natural em exclusivo por ter que voltar a trabalhar. Qualquer mãe pode extrair o seu leite e guardá-lo para que o ofereçam ao bebé na sua ausência. Para conseguir que o seu filho continue a alimentar-se apenas com o seu leite, basta que proceda a algumas extracções durante o dia, nas horas em que deveria amamentar o seu bebé. Para proceder à recolha do leite é apenas necessário que tenha o equipamento necessário e alguma privacidade.


Compre uma bomba tira-leite manual ou eléctrica pois têm um comportamento idêntico. A maior parte dos modelos tem incorporado um recipiente para guardar o leite. Quando a bomba não tem este extra, o leite pode bombear-se directamente para uma bolsa estéril. Caso proceda à extracção de forma manual, o mais adequado é verter o líquido para um recipiente com uma abertura larga (tigela ou jarro de boca larga). Evite manipular o leite de recipiente para recipiente pois deve expô-lo ao ar durante o mínimo de tempo possível. Depois de retirar o leite para uma bolsa estéril, coloque-o num saco isotérmico com placa de gelo, para conservar o leite no local de trabalho e o transportar até casa. Antes de iniciar as manobras de extracção, lave bem as mãos com sabão.






Para proceder à recolha do leite é apenas necessário que tenha o equipamento necessário e alguma privacidade


Um comentário:

  1. Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!
    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.
    É muito importante, tanto para o bebê como para a mãe, amamentar até os dois anos de idade ou mais. O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
    Acontece que nem todas as mães sabem de todos os benefícios e deixam de amamentar mais cedo. Você pode ajudar nessa campanha divulgando materiais e informações.
    Caso se interesse pelo tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e participe!



    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir