Powered By Blogger

Terapia Alternativa para Gestantes...Por Samantha Sileman

Para muitas mulheres, gravidez é sinônimo de desconforto e sofrimento. Porém, não precisa ser sempre assim. Uma mulher pode ter uma boa gestação e, ao mesmo tempo, desfrutar de algum conforto e bem estar através de diversas opções de terapia natural.


Há terapias específicas para cada desconforto da gravidez: reduzir a ansiedade, medo, angústias, enjôos, náuseas, dores nas costas, inchaço nas pernas, sono e a lista segue.


Cada vez mais comuns, as terapias alternativas a cada dia estão mais presentes na rotina das gestantes, ajudando a aliviar estes problemas causados pela mudança do corpo nesta fase. Porém é importante salientar que antes de iniciar qualquer método ou tratamento alternativo é fundamental consultar seu médico e conversar sobre estas opções. Além, claro, de pesquisar bem a procedência e o histórico da clínica de terapia que você pretende freqüentar afinal, estamos falando da sua saúde e a do seu bebê que está por vir.






Drenagem Linfática em Gestantes


Um exemplo de boa terapia alternativa é a Drenagem linfática, que ajuda a gestante com problemas de retenção de líquidos. Mas lembre-se de que este procedimento deve ser ministrado por um fisioterapeuta.


Outra coisa que se deve saber sobre a drenagem linfática na gravidez é que ela não é recomendada pelos médicos nos três primeiros meses e no último mês da gestação. Grávidas com hipertensão não controlada também devem evitar esta terapia, assim como as que apresentam quadros de trombose venosa profunda, problemas de insuficiência renal e infecções agudas.






Reiki para Grávidas


A terapia alternativa conhecida como Reiki trabalha com uma energia natural canalizada através do toque das mãos. Reiki, uma palavra de origem japonesa, significa energia vital direcionada e mantida pela sabedoria universal.


Ela trabalha com os sete chackras que temos: raiz, esplênico, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário, desbloqueando os canais de energia e permitindo um relaxamento corporal.


O Reiki ajuda a aliviar o estresse e o desconforto causado por enjôos, insônias e náuseas. A terapia é considerada segura e pode ser feita durante toda a gravidez.


Ela também ajuda a diminuir a ansiedade que costuma dominar a gestante até o momento do parto.






Shiatsu para Gestantes


O shiatsu é uma técnica de massagem muito conhecida no Brasil e também pode ser aplicada em Gestantes, desde que ministrada por um profissional qualificado e responsável, pois os pontos de pressão podem levar a um aborto caso a pessoa que está aplicando a massagem não saiba muito bem o que está fazendo.


A palavra Shiatsu significa “pressão com os dedos” e, nas mulheres grávidas, alivia as dores e tensões musculares, melhorando assim a qualidade do sono e evitando a ansiedade e a depressão.


Além disso, a gestante pode ser beneficiada com o alívio das dores nas costas, tensões musculares, dor ciática, pernas pesadas e cansadas e hipertensão.


O ideal é que o Shiatsu seja aplicado entre o terceiro e o oitavo mês de gravidez, sempre com a autorização do seu médico.






Florais para Grávidas


Os florais ajudam a trazer equilíbrio e bem estar emocional, permitindo que a futura mamãe possa lidar melhor com o medo, a insegurança e a ansiedade. Ajudam a relaxar, acalmar e melhorar o sono. Os resultados dessas práticas ajudam as mamães a manterem a qualidade de vida com equilíbrio entre corpo, mente e espírito, sendo que isso também é sentido pelo bebê que se desenvolverá mais saudável e tranquilo.


Leucantha


Aciona e fortalece o vínculo maternal e filial. Com o floral Pepo é bom para enjoos e vômitos.


Cidreira e Melissa: ajuda a dormir melhor e baixar a ansiedade.






Rescue


Diminui a ansiedade e os enjoos.






Mimulus


Ajuda a controlar os medos.






Chestnut Bud


Ajuda a gestante entender as mudanças que ocorrem no corpo.






Scleranthus


Indicado para ajudar a mente e o corpo a aceitarem as mudanças da gravidez.






Chicory


Indicado para as gestantes carentes, ciumentas e sensíveis.

Fonte internet
Por: Samantha Sileman




Nenhum comentário:

Postar um comentário