Powered By Blogger

Como se preparar para a amamentação do bebê...Dicas

Como devo me preparar para a amamentação?
Aprenda o máximo que puder sobre a amamentação antes de o bebê nascer. Converse com outras mães que amamentem e leia sobre o assunto. Quanto mais você souber sobre como funciona o aleitamento e os benefícios do leite materno, maiores serão suas chances de ser bem-sucedida na tarefa -- que não é tão simples quanto pode parecer.






Durante a gravidez, o corpo vai se preparando naturalmente para a amamentação. Esse é um dos motivos para os seios crescerem tanto na gestação -- os ductos mamários e as células que produzirão leite estão se desenvolvendo, e a área fica mais irrigada de sangue. Mas o tamanho do seio não tem nada a ver com o sucesso na amamentação -- mesmo que seu peito continue pequeno, isso não vai diminuir as chances de amamentar seu filho.






E não tenha medo se seu primeiro filho não mamou muito tempo. As coisas podem ser diferentes desta vez.






Preciso deixar os mamilos mais resistentes antes de o bebê nascer?


As modificações hormonais provocadas pela gravidez já são preparação suficiente para a maioria das mulheres. Em princípio, não é preciso usar cremes nem pomadas nos mamilos, nem ordenhar o colostro antes do parto. Também não é necessário esfregar os mamilos com esponja áspera para torná-los mais resistentes.






Se você tiver chance, tomar um pouco de sol nos mamilos, sempre com a proteção de filtro solar e evitando o horário entre as 11h e as 16h, pode deixá-los mais resistentes.






Outra coisa que colabora bastante para a amamentação é que o bebê tenha contato com o seio o quanto antes. Mesmo se ele nascer de cesárea, você pode pedir ao médico que permita que o bebê sinta e cheire sua mama assim que for possível. O bebê nem precisa mamar nesse primeiro momento -- basta esse contato para ajudar a promover o aleitamento. Em caso de parto normal, esse aconchego inicial fica mais fácil, já que você estará semi-sentada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário