Powered By Blogger

Testículo que não desceu (0 a 1 ano) RT Dúvidas

Não é incomum que meninos cheguem ao mundo com um só testículo no saquinho, ou sem nenhum. Isso significa que o testículo ainda não desceu para o seu local definitivo, o saco ou bolsa escrotal, e ocorre com mais frequência em prematuros. Um em cada 30 bebês nascidos depois de 37 semanas apresentam a chamada distopia testicular.






É por isso que, logo depois do parto, os pediatras examinam os meninos com atenção para confirmar que os dois testículos estão no saco escrotal, ou se pelo menos estão no canal logo acima dele (o chamado canal inguinal). Mas não há motivo de alarme se o diagnóstico for de que um ou os dois testículos não desceram ainda: o problema normalmente se resolve antes do primeiro aniversário.






Quando um ou dois testículos não descem, o saco escrotal do bebê pode ser menor que o normal, ou assimétrico (parece "torto"). O pediatra do seu filho vai verificar nas consultas de rotina se o testículo já desceu ou não.






Os testículos precisam ficar na bolsa escrotal porque, para produzir espermatozóides, na vida adulta, têm de estar a uma temperatura um pouco mais baixa que a de dentro do corpo.






Por que o testículo não migra direito?


Ninguém sabe ao certo. A descida dos testículos ocorre numa fase tardia da gravidez, por volta do sétimo mês. Ela pode não acontecer devido a desequilíbrios hormonais na mulher, a uma falha no funcionamento dos músculos da região ou à presença de alguma coisa que obstrua o caminho do testículo.






Como o problema é tratado?


Em cerca de dois terços dos casos, o problema (tecnicamente denominado criptorquia ou criptorquidia) se corrige sozinho. Se isso não ocorrer até o bebê ter 1 ano de idade, o médico pode indicar um tratamento hormonal ou uma cirurgia.






A cirurgia é indicada para remover alguma obstrução que impeça a descida do testículo, ou quando o tratamento hormonal não funciona. Se o ligamento que sustenta os testículos for muito curto, ele pode ser estendido durante a operação (que às vezes precisa ser repetida alguns meses depois). A cirurgia também é necessária no caso de haver uma hérnia inguinal, uma complicação muito comum em que uma alça do intestino fica deslocada.






A idéia de uma cirurgia no seu bebê pode ser apavorante, mas esses são procedimentos muito simples que não exigem nem que a criança fique internada. O mais comum é que a cirurgia seja realizada de manhã e a criança tenha alta à tarde.






O que acontece se o problema não for tratado?


Segundo os especialistas, os testículos não amadurecem direito se não estiverem no escroto. Por isso, aumentam os riscos de câncer de testículo e de problemas de fertilidade se os testículos não estiverem no saco escrotal até o menino ter 2 anos.






Em casos muito raros, pode haver uma torção no testículo que não desceu, o que provoca forte dor na região da virilha. A correção normalmente é cirúrgica, também num procedimento simples.






De qualquer maneira, desde que os testículos do seu filho estejam no lugar até ele ter 2 anos (seja por conta própria ou com ajuda médica), não há com o que se preocupar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário