Powered By Blogger

Enxaqueca durante a gestação

Algumas mulheres se queixam muito de Enxaqueca durante a gestação, principalmente no primeiro trimestre. Isso se deve às alterações hormonais próprias da gestação. Com o passar dos meses, as dores tendem a melhorar e até desaparecer.
Mas, afinal, por que isso acontece? Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com um grupo de gestantes, 63% das que já sofriam de cefaleia – nome científico para dor de cabeça - melhoraram nos últimos três meses de gestação. A conclusão é que o hormônio estrogênio, em níveis baixos, pode favorecer o aparecimento da dor de cabeça. E na última fase da gravidez ele está aumentado, o que garante a ausência de Enxaqueca durante a gestação.


Após o parto, a tendência é que o nível de estrogênio caia. Assim, a mulher pode sentir novamente dores de cabeça. O ideal é que a futura mamãe faça tratamento preventivo, se possível, antes mesmo de engravidar, pois provavelmente terá que tomar medicamentos.


Porém, caso já esteja grávida, existem remédios seguros, que podem ser usados durante a gestação. Procure sempre orientação médica. Vale lembrar que a automedicação é contra-indicada para qualquer pessoa, especialmente gestante.


Além do tratamento com medicamentos, há também alternativas que podem ajudar a combater a enxaqueca: fisioterapia, hidroterapia, dieta balanceada e exercícios físicos são bons aliados. Evite ainda odores fortes, alguns alimentos que você perceba que pioram a dor e ficar em jejum por muito tempo.


Outra maneira de se sentir muito melhor durante a gestação é estar em boa forma, com boa saúde e disposição física. Para isso, recomendamos o nosso livro Mamãe Em Forma, que ensina a você como se alimentar bem e se exercitar da maneira apropriada fazendo o melhor para seu bem estar e do seu filhote que está para nascer. E ainda você poderá contar com um programa de recuperação pós-parto muito detalhado que vai realmente fazer você ficar mais bonita, feliz e disposta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário