Powered By Blogger

Principais sintomas da Gravidez...Dúvidas...

Os sintomas iniciais mais comuns de gravidez são atraso da menstruação de pelo menos uma semana, mamas inchadas, náusea, vômitos ocasionais e um cansaço incomum, além de uma ligeira distenção abdominal.
Posteriormente, a partir da 12ª semana de gestação, o colo do útero torna-se mais macio que o habitual e o útero já está maior. O útero em crescimento estende-se até a altura do umbigo em torno da 20ª semana e até a última costela da caixa torácica em torno da 36ª semana.




Todas essas alteração na mulher são consequência hormonais que ocorrem após a fecundação. Um teste de gravidez tando de sangue como de urina pode determinar através dos valores hormonais apresentados se uma mulher está grávida.






Há também várias outras situações que podem surgir numa mulher grávida.






Claro que cada gravidez é única e poderá passar toda a gravidez sem sentir alguns destes sintomas, mas também é importante saber identificar o que são situações habituais de uma que necessite cuidados médicos específicos.






Todos estes sintomas surgem devido às alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher assim como pelo fato de o corpo se estar a “preparar” para a nova vida que está prestes a chegar.






Também as alterações no corpo da mulher devido ao crescimento do feto podem causar alguns incómodos. As náuseas são comuns no início da gravidez, em especial nos primeiros três meses de gestação.






No entanto nem todas as mulheres sofrem de náuseas. Mas há formas de minimizar este problema Uma coisa que deverá fazer é evitar movimentos bruscos, como por exemplo quando se levanta logo pela manhã.






Um ponto importante é a alimentação. Deve começar dia com uma refeição ligeira. Durante o dia deve fazer várias refeições. Isto não quer dizer que coma menos. Deve manter uma alimentação equilibrada. Significa que deve repartir o que come por várias refeições ao longo do dia, não se limitando ao pequeno-almoço, almoço e jantar.






Uma outra coisa que poderá fazer é evitar o contato com odores que possam provocar estas náuseas. Quanto às alterações emocionais e psíquicas, é comum que a futura mãe se torne mais emotiva, com sinais de irritabilidade e mesmo depressão. Em outros casos, pode demonstrar uma alegria suave e uma permanente sensação de felicidade.






O ideal é que se faça o teste para tirar qualquer a dúvida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário