Powered By Blogger

Por que a gagueira acontece ?


Conforme seu filho vai aprendendo a transformar os pensamentos em sons inteligíveis, ele provavelmente cometerá erros, especialmente quando estiver cansado, excitado ou irritado. A fala pode vir cheia de "hums" e "hãs", ou ele pode repetir palavras e frases a toda hora ("Ei, ei, ei, mamãe. Pode me contar, hã, uma história? História?").






Ele também pode repetir a primeira sílaba de uma palavra uma ou duas vezes, a-a-assim. Isso é normal, e seu filho vai superar a situação sozinho.






Atrapalhar-se de vez em quando com palavras (disfluência) é diferente da gagueira de verdade, que afeta apenas 5% das crianças e é pouco comum na idade de 1 a 3 anos. Se seu filho realmente está gaguejando, ele pode prolongar o primeiro som da palavra, como em "s-s-s-suco", ou repetir o som, como em "e-e-e-ela é legal".






Ele pode também abrir a boca para dizer algo mas empacar antes de o som sair. Você pode ainda ver tensão na mandíbula ou bochechas, e ele pode olhar para o lado ou fechar os punhos de tensão.






Não se sabe ainda o que causa a gagueira. Muitos pesquisadores acham que pequenas falhas no cérebro da criança podem interferir no tempo e no ritmo da fala. Assim como algumas crianças têm dificuldade em pegar bolas no ar, algumas não têm coordenação verbal para falar claramente. A gagueira pode ocorrer em vários membros de uma família, e é quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.






Mas isso não tem nada a ver com a inteligência, nem é sinal de maus cuidados ou problemas psicológicos. Eventos estressantes, como mudar de casa ou de escola, podem agravar a gagueira, mas não são a causa dela.

0800-109992
Lojas abertas até as 20hs !

Nenhum comentário:

Postar um comentário