Vestir fantasias infantis é bom ou ruim?



 A filha pede para ir à escola vestida de princesa e bate aquela dúvida: será que tudo bem? Isso vai ajudá-la? É só uma brincadeira ou há algo escondido nessa ação? A verdade é que usar uma fantasia pode ser muito bom e ajudar no desenvolvimento da criança. Mas, em algumas situações, pode atrapalhar bastante. Conheça o lado bom e o mal desse comportamento e aprenda a diferenciar uma situação da outra.


Lado bom


O vestido da Cinderela, a máscara do Homem-Aranha, a varinha da Fada Madrinha ou um simples pano transformado em capa. Tudo é válido quando a criança entra no mundo do faz de conta. Entre os 2 e 5 anos, prepare-se para os pedidos frequentes: eles querem se fantasiar! Na escola, nas festas, no restaurante e em casa. E isso é muito bom. A fantasia, de certa forma, fortalece o ego infantil. Além de divertir e incentivar a criatividade, a criança tem a chance de se sentir diferente, de experimentar outras linguagens, de incorporar personagens e suas habilidades. E com isso enfrentar obstáculos e medos e resolver conflitos internos e externos. Ela se sente mais forte, segura e pode ter a coragem de expressar melhor seus sentimentos. Ao usar uma fantasia de bruxa, por exemplo, poderá assumir uma agressividade que estava contida pela culpa.


“Aproveite esse tipo de atividade para observar seu filho e aprender mais sobre ele. Muitas vezes, o personagem escolhido e suas ações no decorrer da brincadeira demonstram o que a criança é e o que está sentido. E, para possibilitar essa chance a ela, não é preciso nada muito elaborado. “Um lenço na cabeça já é válido. Não é necessário comprar todas as fantasias que a criança quer. O consumismo exagerado pode se tornar um problema. Os pais podem oferecer opções, deixar um caixa com chapéus, perucas, tecidos coloridos, por exemplo. Mas não precisam incentivar o consumo das fantasias industrializadas – a própria criança se encarregará de requisitá-las. Coloque um limite ou você terá toda a liga de superamigos no guarda-roupa do seu filho. “Os adultos, às vezes, até preferem a fantasia pronta porque a conhecem, sabem sua história e suas características.
0800-109992
Berços e cômodas pronta-entrega!

Nenhum comentário:

Postar um comentário