Powered By Blogger

Como deixar a casa segura para a chegada do bebê



Se você acabou de engravidar, anote mais um item na lista do enxoval: segurança. Isso inclui desde berços com certificado a medidas simples como vigiar a criança no trocador. Desde já, tenha em mente: todo cuidado é pouco .


 Qual o primeiro cuidado que os pais devem ter antes de trazer o bebê para casa?


 A primeira medida diz respeito ao berço: antes de comprá-lo, é preciso verificar se o produto tem o selo do Inmetro. O selo leva em conta, entre outras coisas, as medidas entre as barras laterais (o ideal são 6 cm) e a qualidade da tinta. Outro cuidado importante é manter o berço sempre livre de objetos macios. Protetores de berço, travesseiro e bichos de pelúcia não são aconselhados, pois podem causar sufocação.


 O móbile pode ficar?


 Sim. É um ótimo estímulo para o bebê. Mas é preciso ficar atento à altura do brinquedo. Como a maioria contém cordões e partes pequenas, deve ser colocado bem alto. Depois que a criança conseguir ficar em pé no berço, é melhor retirá-lo.


 A posição que o bebê é colocado no berço também deve ser levada em conta?


 Bebês saudáveis devem dormir de barriga para cima, cobertos até a altura do peito com coberta ou lençol presos sob o colchão. Nessa posição, eles estão com 100% dos reflexos aptos, é mais confortável e não têm o risco de se virar de barriga para baixo e se sufocar. À medida que o bebê for crescendo, também é necessário controlar a altura do colchão. Se estiver muito alto, ele pode escalar o berço pela grade e cair.


 Que outras medidas têm de ser tomadas para adaptar a casa?


É preciso fazer uma avaliação rigorosa da casa, pois todos os cômodos podem apresentar riscos em potencial. Na sala e nos quartos, por exemplo, os móveis não devem ser posicionados perto de janelas. Fios, sejam de persianas ou de eletrodomésticos, têm de ser menor do que 15 cm a fim de evitar enforcamentos. É preciso colocar grades nas janelas se a família viver em apartamento, pois os pequenos aprendem a escalar os móveis muito cedo. Se houver escadas, convém instalar portões no topo e na base. Protetores de tomadas e cantoneiras também são úteis, há várias marcas de qualidade em lojas infantis. Plantas ornamentais também são tóxicas, por isso, vale checar se as que a família tem em casa são seguras. Por último, os pais têm de tirar pequenos objetos do alcance da criança. Tudo o que couber numa caixa de filme fotográfico (que tem a largura da garganta), deve ser retirado.
0800-109992
Lojas abertas até as  20hs








Nenhum comentário:

Postar um comentário