Powered By Blogger

Quer chegar em forma e saudável ao final dos nove meses? Comece a andar!

Tonificar os músculos,melhorar a circulação evitando o inchaço,ficar em forma e ter mais disposição – sem gastar um centavo.Você precisa de algum outro motivo para aderir ao nosso programa de caminhada? Com a ajuda da educadora física Vivian Grimblat, elaboramos um programa completo para colocar as pernas para funcionar de hoje até o fim da gestação.Basta você querer e ter a aprovação do médico obstetra que faz o seu pré-natal.“A caminhada deve ser cuidadosa.A gestante tem um hormônio chamado relaxina, que realmente relaxa suas articulações e prepara o corpo para receber o bebê.É preciso prestar atenção para não torcer o pé”,alerta Vivian. Lembre-se também de que o fato de estar carregando um bebê na barriga faz com que seu coração seja mais exigido.“Devido às alterações do sistema cardiovascular,a grávida deve manter cerca de 60% da freqüência cardíaca máxima,o que seria em torno de140 batimentos por minuto”,esclarece ela.No mais,a atividade deve ser prazerosa.Que tal convidar o companheiro para ser seu parceiro em mais essa atividade? Leve em conta se você se encaixa na categoria iniciante,que não costuma se exercitar,na intermediária,que pratica alguma atividade física com regularidade,ou na avançada (é praticamente uma atleta).Para cada um dos perfis,dividimos o plano de caminhada considerando os trimestres da gravidez.


Alongar é fundamental


Aqueça a musculatura antes de começar.Assim,você prepara o corpo para obter da caminhada tudo o que ela pode oferecer frente.Desça o tronco tentando encostar o peito nos joelhos e segurar a ponta dos pés com as mãos.Se a barriguinha já estiver atrapalhando, faça o mesmo exercício com as pernas abertas. Repita três vezes,alongando por 20 segundos em cada uma.




Terminou sua caminhada?


Sente-se no chão,estique braços e pernas para a frente e faça leves rotações com tornozelos e punhos. Gire o pescoço para os dois lados algumas vezes.Havendo disposição,você pode repetir toda a série de exercícios do aquecimento.






Na esteira


Digamos que você prefira a esteira da academia ou da sua própria casa para se exercitar. Não tem problema nenhum.Como na rua, preste atenção aos batimentos cardíacos e à velocidade das passadas. A única restrição é não colocar o aparelho em posição de inclinação,que irá forçar mais a coluna e também poderá causar uma queda. Na dúvida,peça ajuda a um profissional especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário